ITAITUBA REGRIDE
Anac interdita aeroporto de Itaituba
A Anac - Agência Nacional de Aviação Civil, decidiu no último dia 2, oficialmente, suspender os vôos no aeroporto municipal de Itaituba. A suspensão vem após uma vistoria técnica realizada pela própria Agência no início de janeiro deste ano, quando foram detectadas irregularidades como falta de bombeiros suficientes para atender a estrutura do aeroporto, além de iluminação e balizamento das pistas precários.
Pista de acesso às aeronaves |
Risco na segurança das operações aéreas, foi o motivo apresentado no documento encaminhado pelo serviço de informações aeronáuticas. Responsável pelas informações das decisões da Anac e do Departamento de Aviação Civil, para o fechamento do aeroporto de Itaituba.
De acordo com o chefe de navegação aérea da Infrero, o fechamento do aeroporto não foi surpresa pra ninguém, já que esta foi a quita decisão divulga a partir do mês de dezembro do ano passado, todas pelo mesmo motivo.
Com a interdição do aeroporto o município passa a ser prejudicado em vários aspectos de seu desenvolvimento. Os serviços aéreos dos correios, a presença de empresários e autoridades estaduais e nacionais e o transporte de valores do Banco do Brasil.
O prazo dado pela Anac para os reparos emergenciais no aeroporto é de 60 dias. Segundo o prefeito Valmir Climaco, a Prefeitura de Itaituba, responsável pela gestão do aeroporto, já está providenciando soluções para as exigências feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil.
Na manhã do dia 03, preocupado com a situação em que se encontra o município de Itaituba, principalmente agora com o fechamento do aeroporto municipal e buscando poder colaborar para sanar as irregularidades existentes e garantir a segurança de pousos e decolagens no logradouro municipal, deputado federal Dudimar Paxiúba encaminhou expediente do prefeito Valmir Climaco solicitando o relatório das exigências determinadas pela Anac.
Dudimar lamentou a atual situação do aeroporto itaitubense. Para o parlamentar, não apenas em função da atualidade, mas até mesmo pela importância na história do município, o aeroporto de Itaituba merece um melhor tratamento.
Movimento no terminal de passageiros do aeroporto nos anos anteriores |
No aeroporto que ainda possui um terminal de passageiros totalmente climatizado, mix de lojas, praça de alimentação, aeródromo conta com sinalização que permite operações noturnas (IFR), possui uma pista auxiliar para o taxiamento de aeronaves, a operação de pousos e decolagens no aeródromo era feita pelo Grupamento de Navegação Aérea de Itaituba (GNA III - SBIH) e devido à importância sócio econômica da região e do potencial de passageiros o aeroporto ara classificado como Aeroporto Regional.
Em 2005, foram realizados serviços de retirada de pontos críticos e drenagem na pista de pouso, que foi ampliada de 1.500 metros para 1.700 metros e ganhou balizamento noturno. O terminal recebeu ainda equipamentos de precisão de vôo que fornecem ao piloto a informação da posição exata da pista. Com a obra, o aeroporto muda de categoria, passando de médio para grande porte, podendo assim receber aeronaves maiores, com total segurança. O terminal de passageiros também foi ampliado, para se adequar ao maior movimento no aeroporto.
Em 24 de janeiro de 2008, devido ao pouco movimento (aproximadamente 7.500 pousos e decolagens/ano), foi desativada a Torre de Controle de Tráfego Aéreo. A partir dessa data, a navegação aérea passou a ser controlada via Serviço de Informação de Vôo de Aeródromo.
Aeropoto de Itaituba nos anos 80. O 3º mais movimentado do mundo |
O Aeroporto de Itaituba, em virtude do garimpo na região aurífera do Tapajós (década de 1980), já registrou uma média de 400 pousos e decolagens, representando um movimento anual de 80.000 pousos e decolagens/ano. Nessa época, o mesmo foi considerado o 3º aeródromo mais movimentado do mundo.
Hoje o aeroporto encontra se totalmente fechado devido às péssimas condições em que se encontra.
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