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Saturday, March 05, 2011

ITAITUBA REGRIDE

Anac interdita aeroporto de Itaituba


Pista de acesso às aeronaves
 A Anac - Agência Nacional de Aviação Civil, decidiu no último dia 2, oficialmente, suspender os vôos no aeroporto municipal de Itaituba. A suspensão vem após uma vistoria técnica realizada pela própria Agência no início de janeiro deste ano, quando foram detectadas irregularidades como falta de bombeiros suficientes para atender a estrutura do aeroporto, além de iluminação e balizamento das pistas precários.
Risco na segurança das operações aéreas, foi o motivo apresentado no documento encaminhado pelo serviço de informações aeronáuticas. Responsável pelas informações das decisões da Anac e do Departamento de Aviação Civil, para o fechamento do aeroporto de Itaituba.
De acordo com o chefe de navegação aérea da Infrero, o fechamento do aeroporto não foi surpresa pra ninguém, já que esta foi a quita decisão divulga a partir do mês de dezembro do ano passado, todas pelo mesmo motivo.
Com a interdição do aeroporto o município passa a ser prejudicado em vários aspectos de seu desenvolvimento. Os serviços aéreos dos correios, a presença de empresários e autoridades estaduais e nacionais e o transporte de valores do Banco do Brasil.
O prazo dado pela Anac para os reparos emergenciais no aeroporto é de 60 dias. Segundo o prefeito Valmir Climaco, a Prefeitura de Itaituba, responsável pela gestão do aeroporto, já está providenciando soluções para as exigências feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Na manhã do dia 03, preocupado com a situação em que se encontra o município de Itaituba, principalmente agora com o fechamento do aeroporto municipal e buscando poder colaborar para sanar as irregularidades existentes e garantir a segurança de pousos e decolagens no logradouro municipal, deputado federal Dudimar Paxiúba encaminhou expediente do prefeito Valmir Climaco solicitando o relatório das exigências determinadas pela Anac.
Dudimar lamentou a atual situação do aeroporto itaitubense. Para o parlamentar, não apenas em função da atualidade, mas até mesmo pela importância na história do município, o aeroporto de Itaituba merece um melhor tratamento.
Movimento no terminal de passageiros
do aeroporto nos anos anteriores
O aeroporto de Itaituba já contou com vôos domésticos regulares, ligando a cidade aos principais centros do país, além de inúmeras empresas de taxi aéreo que ofereciam vôos para os distritos e vilarejos mais afastados do centro urbano da cidade, como as áreas de garimpo e outras cidades menores.
No aeroporto que ainda possui um terminal de passageiros totalmente climatizado, mix de lojas, praça de alimentação, aeródromo conta com sinalização que permite operações noturnas (IFR), possui uma pista auxiliar para o taxiamento de aeronaves, a operação de pousos e decolagens no aeródromo era feita pelo Grupamento de Navegação Aérea de Itaituba (GNA III - SBIH) e devido à importância sócio econômica da região e do potencial de passageiros o aeroporto ara classificado como Aeroporto Regional.
Em 2005, foram realizados serviços de retirada de pontos críticos e drenagem na pista de pouso, que foi ampliada de 1.500 metros para 1.700 metros e ganhou balizamento noturno. O terminal recebeu ainda equipamentos de precisão de vôo que fornecem ao piloto a informação da posição exata da pista. Com a obra, o aeroporto muda de categoria, passando de médio para grande porte, podendo assim receber aeronaves maiores, com total segurança. O terminal de passageiros também foi ampliado, para se adequar ao maior movimento no aeroporto.
Em 24 de janeiro de 2008, devido ao pouco movimento (aproximadamente 7.500 pousos e decolagens/ano), foi desativada a Torre de Controle de Tráfego Aéreo. A partir dessa data, a navegação aérea passou a ser controlada via Serviço de Informação de Vôo de Aeródromo.
Aeropoto de Itaituba nos anos 80. O 
3º mais movimentado do mundo
Segundo o relatório anual da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de 2007, o aeroporto de Itaituba teve um movimento de aproximadamente 36.000 passageiros, uma média de 100 passageiros por dia.
O Aeroporto de Itaituba, em virtude do garimpo na região aurífera do Tapajós (década de 1980), já registrou uma média de 400 pousos e decolagens, representando um movimento anual de 80.000 pousos e decolagens/ano. Nessa época, o mesmo foi considerado o 3º aeródromo mais movimentado do mundo.
Hoje o aeroporto encontra se totalmente fechado devido às péssimas condições em que se encontra.


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