BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Friday, January 28, 2011

Juíza determina nova eleição no Legislativo de Aveiro

Contrariando todas as expectativas dos que acompanham de perto a questão relacionada à eleição da mesa diretora do Poder Legislativo do município de Aveiro, no último dia 25, a juíza eleitoral Vanessa Ramos Couto decidiu que todos os vereadores que compunham a chapa liderada pelo vereador Raimundo Cardoso deverão ser ouvidos. Em seu despacho, a juíza determinou que o advogado dos cinco vereadores que compõem a chapa de oposição ao prefeito Manoel Sales, fosse intimado para no prazo de 15 dias requerer a citação dos vereadores Raimundo da Silva Cardoso, Edivanildo Xavier Nunes, João Batista Paiva e Raimundo Ronilson Ferreira de Sousa. Os dois últimos são suplentes de vereadores e que se encontram no mandato em substituição ao vereador Aluizio, atual secretário de administração e Manoel Sales, que atualmente mantêm-se como prefeito em circunstância do tumulto que ele mesmo provocou na sessão que escolheria a nova diretoria da Câmara.
Em entrevista a nossa reportagem, Vanessa Couto disse que o processo relacionado ao vereador Rubemir dos Santos, foi sentenciado a favor do vereador, em função do decreto baixado pelo então presidente da câmara não haver obedecido os trâmites legais. Já no que se refere ao pedido de convalidação da eleição promovida pelos cinco vereadores na plenária da Câmara e ao mesmo tempo a nulidade da suposta eleição realizada em local não sabido e por apenas quatro detentores de mandato legislativo, entre os quais o Aluizio e Manoel Sales, a juíza disse que convocou os quatro integrantes da chapa de Raimundo Cardoso, por entender que os mesmos são partes diretamente afetadas pela ação e que antes do verídico final devem ser ouvidos.
Questionada quanto à convalidação da eleição realizada na plenária da Câmara pelos cinco vereadores (a maioria), a Juíza disse que não poderia se manifestar em função da mesma ainda não haver julgado a questão.
Após questionarmos sobre o parecer do Ministério Público sugerindo a realização de uma nova eleição, o que traria de volta a governabilidade ao município e a juíza voltar a dizer que a justiça tinha por obrigação garantir o direito de defesa aos impetrados, a Drª Vanessa Ramos Couto, na tarde do dia 27, decidiu acabar com a ingovernabilidade em Aveiro e determinou que uma nova eleição seja realizada no prazo de 05 (cinco) dias.
Com a decisão da juíza a respeito do assunto, o prazo para o fim do reinado de Manoel Sales está selado, já que com a protelação do caso que já se estendia a mais de um mês, o único beneficiado foi Manoel Sales (que continua como prefeito), justamente o articulador de toda a polêmica.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home