BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Saturday, January 22, 2011

VALMIR CEDE À PRESSÃO

Sindsaúde faz manifesto e consegue reajuste

Sintepp ocupa auditório da prefeitura de Itaituba

Em virtude do reajuste salarial dos ACS -Agentes Comunitários de Saúde não ter sido pago, como estava previsto na ata assinada no dia 10 de dezembro, pelo próprio Secretário Municipal de Saúde Manoel Cordovil Diniz, o Sindsaúde - Sindicato dos Servidores de Saúde do estado do Pará, Sub Sede Itaituba, reuniu diversos servidores da categoria em uma manifestação na manhã da última segunda feira, dia 17, para uma manifestação contra o que os sindicalistas classificaram como descaso da administração para os profissionais.

A manifestação teve sua concentração na Praça do Cidadão, de onde seguiu pela travessa João Pessoa, passando por diversas ruas da cidade, com os manifestantes conduzindo faixas e cartazes, gritando palavras de ordem e promovendo um enorme apitaço, chamando a atenção da população itaitubense para as reivindicações da categoria, que solicitava ainda melhores condições para o desempenho de suas atividades.

A coordenadora Franciane Gonçalves disse que a manifestação foi deliberada pelos associados e durante não houvesse o atendimento por parte da administração municipal, o movimento daria continuidade, sendo cogitada, inclusive, uma possível paralisação dos servidores.

Franciane acusou a coordenação do PSF - Programa Saúde da Família, de orientarem os enfermeiros a pressionarem os ACS com o intuito de dificultarem a participação da categoria na manifestação. “Após a reunião em que anunciamos a manifestação, eles mandaram os enfermeiros dizerem aos ACS que precisavam mandar papel, como forma de pressionar os agentes a não virem na manifestação”, denunciou a sindicalista.

A coordenadora disse ainda, que o convênio assinado entre Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal, dispõe que o município deve entrar com a contra partida no programa, o que Segunda ela não acontece, já que os funcionários não recebem uniforme e nem tampouco material necessário para execução de seus trabalhos. “Se a prefeitura não investe nada em nosso serviço, onde está a contra partida prevista no convênio?” questionou a coordenadora do Sindsaúde.

Eram por volta das 10 horas da manhã, quando o cortejo reivindicatório chegou à sede da administração municipal, onde, de forma ordeira, os manifestantes aguardaram por um atendimento por parte do prefeito municipal, o que só ocorreu após não haver acordo na reunião entre a coordenação do sindicato e os secretários de governo Eduardo Azevedo e de administração Paulo Corrêa.

Entre várias discussões que se prolongaram por várias horas com o prefeito Valmir Climaco, prefeitura e Sindsaúde chegaram ao acordo do pagamento do reajuste 9% (nove por cento), com o salário dos agentes de saúde passando de 591 para 653 reais partir deste mês de janeiro.

Na manhã de ontem (20), o SINTEPP - Sindicato dos Profissionais em Educação Pública do Pará - Sub sede Itaituba, ocupou o auditório da prefeitura municipal, onde acontecia uma conferência. O coordenador da entidade, professor Isaac Dias, disse que os sindicalistas iriam permanecer no local até serem atendidos pelo prefeito Valmir Climaco.

Entre as inúmeras reivindicações, o sindicato cobra maior transparência na lotação, por parte da secretaria de educação e explicações a respeito do que foi feito com os recursos do Fundeb durante o exercício de 2010. Até o fechamento de desta edição, o prefeito Valmir Climaco não havia comparecido na prefeitura e os professores permaneciam no local.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home