BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Saturday, February 26, 2011

INCÊNDIO NA FLORESTA

TRUCULÊNCIA OU INSANIDADE?

Maria Lúcia - Diretora do ICMBio
Mandou queimar a casa do agricultor
ICMBIO incendeia casa de agricultor em Itaituba

As ameaças denunciadas pelo agricultor José Carlos, atual secretário de agricultura do município, quanto a perseguição por parte da senhora Maria Lúcia e do senhor Sales, ela diretora e ele servidor do ICMBIO, em Itaituba, foram executadas no último final de semana na comunidade São Manoel, localizada na área de litígio entre agricultores e o governo federal, no que refere-se a demarcação do Parque Nacional da Amazônia, no Município de Itaituba.
Sob determinação de Maria Lúcia, os funcionários do Instituto Chico Mendes atearam fogo na casa do agricultor, que não se encontrava no local em função de suas atividades na cidade, bem como sua esposa que trabalha na fábrica de farinha no Parque de exposição Hélio da Mota Gueiros.
Na sessão da Câmara desta quarta feira, José Carlos e sua esposa acompanhados do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e várias lideranças comunitárias da região em conflito, estiveram denunciado a atitude da diretora do ICMBIO aos vereadores. Durante a sessão, a esposa do agricultor, chorando, apresentou alguns utensílios queimados que sobraram das chamas que consumiram sua casa.
Para o vereador César Aguiar, a atitude da diretora do ICMBIO deve ser vista como uma forma truculenta que deve ser abolida das relações sociais. “O nosso receio é que esta prática venha ser usada com os demais agricultores que residem naquelas comunidades. Sabemos que a demarcação do Parque nacional nunca foi feita e a omissão do governo é que gera toda essa polêmica.” Disse o vereador, fazendo questão de registrar seu repúdio à atitude absurda, que a seu ver não vem somar ao ambiente de paz em que se vive na região esperando que a situação se resolva através do diálogo e da paz, com o governo fazendo a demarcação do parque sob pena dos agricultores terem que defender seu patrimônio, o que pode gerar uma violência generalizada no campo a exemplo do que ocorreu no bico do Papagaio onde ouve muitas mortes entre as pessoas e o poder público.
Já o presidente da Câmara Municipal, vereador João Bastos Rodrigues, o Cebola-PP, anunciou que para tratar do assunto, estará convocando uma audiência pública para a qual irá convidar os representantes políticos do município e região. Cebola disse ainda o Poder Legislativo estará expedindo uma nota de repúdio à diretora do ICMBIO. E afirmando não aceitar gestos desta natureza contra os agricultores, solicitou as autoridades itaitubense a se manifestarem contra tal atitude.
Insanidade - Classificando como um ato de plena insanidade, o advogado José Antunes também se manifestou sobre o assunto e disse não entender a ação criminosa, já que não havia nenhum mandado judicial para efetivação de tal ato.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais anunciou para o próximo dia 28 de março, uma grande manifestação de todos os agricultores do município.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home