BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Friday, January 28, 2011

APÓS SEIS ANOS

Professores deflagram greve em Itaituba

Após várias tentativas de reunir com o executivo para solucionar os problemas que vem ocorrendo no gerenciamento da Educação, tendo inclusive ocupado o prédio da Prefeitura Municipal de Itaituba na última semana, no intuito de provocar uma audiência com o gestor municipal para tratar da pauta de reivindicações apresentadas ao governo desde setembro de 2010, os profissionais em educação pública de Itaituba deliberaram na Assembleia realizada na sede do Sintepp, entrar em greve a partir do dia 25 de janeiro.
De acordo com os coordenadores do sindicato representativo da classe, na oculpação da prefeitura no dia 20, que ocorreu desde 11 horas e asté às 18 horas, a categoria foi recebida somente pelo Secretariado de gabinete. Nesse período de espera, alguns trabalhadores foram impedidos de entrar no prédio, que ocasionou um tumulto, bem como a tentativa de agressão física por parte de um assessor do prefeito ao Coordenador Geral da Subsede, Isaac Dias.
Na reunião, segundo os sindicalistas, ficou claro que os representantes do gestor municipal não conheciam a pauta de reivindicações da categoria e diante da qual, destacaram que a mesma era extensa, o que dificultava a negociação. Diante nenhum progresso na negociação entre Sintepp e prefeitura municipal, o professores decidiram entrar em estado de greve, até o último dia 25, quando aconteceu a deliberação da Greve.
Para o Coordenador do Sintepp, a greve foi deflagrada em função do gestor municipal não atender as reivindicações da categoria e nem mesmo responder os expedientes encaminhados pelo sindicato a administração municipal.
Os professores itatubenses reivindicam um prazo para aprovação do Plano de Cargos Carreira dos Trabalhadores da Educação; Chamamento dos concursados do Concurso C- 06; Previsão para realização de novo concurso Público; Justificativa de celebrar convênios com escolas particulares; Relatório sintético de aplicação dos recursos da educação (FUNDEB, Complementação da União, Salário Educação e participação do Município) de abril a novembro de 2010 por centro de custo e modalidade de ensino, inclusive discriminando o valor do Imposto Patronal; Procedimento a ser adotados pela administração para pagamento do montante gerado das sobras do FUNDEB no ano de 2010; Projeção da prefeitura para reajuste salarial dos servidores da Educação para o ano de 2011; Publicação do Instrumento Normativo que estabeleça os procedimentos de lotação em escala de revezamento para os vigias com pagamento de horas-extras, adicionais noturnos, intra-jornada, hora In Itinere, Descanso Semanal Remunerado, insalubridade, penosidade e periculosidade; Lotação 2001; Lei que regulamenta o Organograma Ada SEMED; Decretos da Progressão Funcional e Reajuste Salarial.
Isaac afirmou que o Sintepp/Subsede de Itaituba, já ingressou com uma denúncia junto ao Ministério Público acerca das irregularidades na Educação do município e da malversação dos recursos da Educação por parte da atual administração de Itaituba.
O comando de greve do Sintepp deliberou na quarta feira uma grande mobilização junto a categoria incentivando para que todos participem do movimento. A mobilização pretende atingir também a sociedade itaitubense em busca de apoio.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home