BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Thursday, November 25, 2010

Quem comandará o Legislativo Itaitubense?

Encerrado o pleito eleitoral de 2010, as atenções se voltam para a eleição das Presidências das câmaras municipais, assembleias estaduais, Câmara Federal e Congresso Nacional. Em Itaituba, como não podia ser diferente, é o assunto que está na pauta das discussões dos meios políticos.
Três nomes aparecem como fortes candidatos ao cargo maior do legislativo itaitubense: Os três com larga experiência, pós além de já virem de vários mandatos, ambos já assumiram tal cargo.
João Bastos Rodrigues (Cebola-PP), o indicado do atual presidente e deputado eleito Hilton Aguiar (PSC). O apoio de Hilton a Cebola, se deve pelo apoio dado por Cebola a candidatura de Hilton para deputado estadual. É certo que o acordo rezava que Hilton, caso fosse eleito, o que aconteceu, renunciaria o mandato logo após o anúncio do resultado. O que beneficiaria tanto Cebola, seu vice, quanto Diomar Figueira, seu suplente, que também se engajou na campanha do agora deputado eleito. Porém, como todos sabem, Hilton que só pensa em dinheiro e poder, ainda não renunciou a presidência e nem tampouco o mandato, querendo, é claro, negociar a permanência de seu atuais assessores no legislativo municipal.
Luiz Fernando Sadek dos Santos (Peninha-PMDB) acredita reunir as maiores condições para presidir a Câmara Municipal de Itaituba. Pós, mesmo sem fazer nada em benefício do povo, é o recordista de mandato do Legislativo Itaitubense, além de ser do partido do atual prefeito é líder de Valmir no legislativo. Certamente que se fosse confiável, teria o apoio do gestor municipal. Valmir daria asas para a cobra morder o seu pescoço? Não sei. Do jeito que está, tudo é possível.
Temos ainda o vereador Raimundo Santos Pimentel (Dico-PSDB). Esse, um parlamentar mais ponderado. Homem de poucas palavras, mas sério em suas ações. Além de ser do partido do governador eleito Simão Jatene. Os mais experientes afirmam que Dico, na presidência, deve servir de elo entre estado e prefeitura, abrindo as portas para investimentos no município.
Valmir sabe que quanto maior a proximidade do Prefeito com o Governador, melhor será para o município e para o desempenho do Executivo Municipal. Pós como todos sabem e, certamente Jatene também, Valmir passou em cima do muro durante todo o processo eleitoral, com uma leve caidinha pro lado da atual governadora. Mesmo assim, pagou alguns cabos eleitorais para o tucano.
Sabemos que apesar de dizerem-se poderes independentes, o executivo tem muita influência na escolha dos dirigentes do legislativo.
Até o momento Valmir ainda não divulgou a quem dará seu apoio nesta eleição da câmara, mas certamente ele precisa ter alguém de sua confiança, mas que também esteja interessado no bem estar do município e que possa frente ao Legislativo, conduzir o poder em direção ao resgate da confiança popular, já que atualmente, até pela falta de habilidade dos vereadores da situação, a câmara tem se transformado em um palco de discussões que ao invés de ajudar, prejudica o crescimento de Itaituba. O que faz a população se afastar do parlamento e perder a confiança nos vereadores itaitubenses.
Seria importante nesta disputa, a presença de um vereador que ainda não assumiu a presidência da casa. A vereadora Maria Pretinha (PSDB) é um grande nome, pois além de sua experiência no terceiro mandato, é mulher, portanto, muito mais sensível a atenta às demandas do povo, porém, os problemas de saúde talvez a impeçam de entrar nessa disputa.
Independente de quem venha assumir o comando de legislativo, fica a responsabilidade de conduzir o poder em direção ao povo, a quem o parlamento tem a obrigação de representar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home