BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Monday, January 10, 2011

VERGONHA NA SAÚDE ITAITUBENSE

Secretário de saúde vira parteiro de cadela

Animal é operado no Hospital Municipal

O que poderia ser visto como uma ação de solidariedade, o gesto do prefeito Valmir Climaco em querer ajudar uma de suas eleitoras, patrocinando o parto de uma cadela que se encontrava com dificuldade para pari seus filhotes, acionando o seu amigo, Secretário de Saúde e médico, Manoel Cordovil Diniz, se transformou em ato irresponsável e desrespeitoso para com a população Itaitubense.
O gesto do prefeito ao tentar ajudar no parto da cadela, mudou de conotação a partir do instante em que o secretário de saúde, que não é veterinário, se responsabilizou em submeter o animal à uma cirurgia para retirada dos filhotes e se agravou com o fato de que a cirurgia foi efetivada no próprio Hospital Municipal de Itaituba. Isto mesmo, no mesmo local onde são feitos os partos de seres humanos.
O fato escandaloso foi filmado por uma equipe de reportagem de uma tv local e levado ao ar nos três telejornais da emissora, que só não divulgou o local onde foi feito o parto cesariano do animal, preferindo apenas dá ênfase a ação solidária do prefeito.
Mais o que era para aparecer como um fato positivo, transformou-se em uma negação. Primeiro pela questão de tanto a cadela quanto os filhotinhos terem vindo a óbito; segundo que como médico Manoel Cordovil Diniz é clínico geral e não deveria proceder a cirurgia na cadela, mas sim encaminhar a um dos veterinários existentes na cidade, e terceiro, o desta feita o mais grave de todos, foi o fato de Diniz, como Secretário Municipal de Saúde, ter utilizado o Hospital Municipal de Itaituba para realizar a cirurgia na cadela.
O fato se transformou no principal assunto na cidade e virou motivo de gracejos, considerando o empenho da administração em solucionar o problema da Belinha (nome da cadela), enquanto que muitas pessoas enfrentam sérias dificuldades para conseguirem até mesmo um consulta médica em Itaituba.
A dificuldade para se conseguir um atendimento médico foi acompanhada por nossa reportagem na manhã da última terça feira. Acionado por uma moradora de Miritituba, que se encontrava com o rosto inflamado com problema odontológico, nós a acompanhamos até o posto médico que funciona na própria Secretaria de Saúde, onde a mesma, após várias horas de espera, não conseguiu atendimento, sob alegação que não havia profissional da área disponível, sendo orientada a retornar somente no dia 10.
Diante da gravidade do caso, nós procuramos pelo secretário de saúde, que pra variar, não se encontrava na secretaria, diante do que buscamos falar com a administração da secretaria, que após alguns telefonemas conseguiu encaminhar a paciente para ser atendida pelo odontólogo José Carlos, no posto de saúde do bairro Bela Vista.
Esta é apenas das centenas de pessoas que recebem tratamento inferior ao dispensado aos cachorros em Itaituba.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home