BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Monday, March 16, 2009

CAMPO CIDADÃO CONTEMPLA 14 COMUNIDADES

As plenárias promovidas no governo de Ana Júlia através dos PTPS, até que em fim rende bons frutos para os municípios. Em Itaituba, primeira associação contemplada nessa proposta de programa de geração e renda voltado ao interior, foi a Associação Comunitária das 14 Comunidades entorno do Parque Nacional da Amazônia.
A Associação recebeu através do Chefe do Escritório regional da Sagri em Itaituba João Paulo Máster e do Secretário de Agricultura Silvio de Paiva Macedo, um trator agrícola de porte médio, equipado com roçadeira, plaina agrícola e uma grade aradura. O repasse do trator tem contrapartida de Itaituba no pagamento do frete e outros apoios logísticos para os trabalhos que serão executados nas comunidades.
O trator Massey Ferguson 283, já iniciou seu primeiro trabalho arando uma extensa área no aeroporto, onde 400 famílias atualmente desenvolvem atividade agrícola com apoio da Semagra. O equipamento avaliado em mais de cem mil reais ficará por um período trabalhando na área e posteriormente será levado para a região das 14 comunidade contempladas.
De acordo com João Paulo, o programa Campo cidadão que vem tendo diversas ações voltadas aos agricultores, além, da cessão do trator já efetuou distribuição de sementes. Essas ações, segundo ele, visam o fortalecimento das organizações, trabalhando também o aspecto da capacitação na administração, não apenas em manutenção dos equipamentos, mas em outras atividades consideradas relevantes para o sucesso das associações.
João Paulo lembra que além desse trator chegado recentemente para trabalhar nas comunidades de Cocalino, Conquista I, Arixi, 3 irmãos, Califórnia, Novo Horizonte, Nova união, Nova Olinda, Universo, Pantanal de areia, São Manuel, Monte Verde, Nova Fronteira e Nova Integração, outro trator já está trabalhando na região do Ipiranga atendendo várias comunidades. Os tratores que vieram para Itaituba estavam dentro do orçamento 2008, sendo que no orçamento 2009 está prevista a vinda de mais dois tratores.
Silvio Macedo secretário de Agricultura, considera vitoriosa essa parceria que vem sendo feito entre estado e município, não apenas nessa ação do repasse dos tratores, mas também em programas que estão beneficiando as comunidades agrícolas, dentro do Programa de Agricultura familiar, mas que já avança com novas tecnologias dentre elas a lavoura mecanizada que servirá para melhorar e aumentar consideravelmente a produção agrícola do município.
O trator não veio através de um termo de doação a associação e sim de uma cessão por um ano, renovável por até cinco anos, desde que a entidade cumpra todos os requisitos exigidos dentro da Parceria. João Paulo ressalta que a Associação terá autonomia plena nos trabalhos com o trator, mas haverá o acompanhamento da Sagri e Semagra no sentido de apoio se houver algum tipo de dificuldade por parte da Associação. As comunidades serão beneficiadas em sistema de rodízio nos trabalhos de mecanização de suas lavouras.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home