BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Thursday, March 05, 2009

SEMSA PLANEJA AÇÃO CONTRA A DENGUE

A estratégia de ação no combate e prevenção a Dengue no município para 2009 já está planejada através do Programa Municipal de Controle a Dengue e do setor Informação Comunicação (AIEC), que coleta subsídios de sugestões e propostas para efeito de uma campanha de intensificação em virtude do período chuvoso onde os riscos da doença aumentam.
Embora os trabalhos de rotina, com a presença dos agentes de endemias, venham sendo realizados normalmente dentro do cronograma técnico da secretaria de Saúde, de acordo com o (AIEC) setor Informação Comunicação, existe a preocupação do monitoramento nos bairros, diante de uma natural queda e subida de índices, onde, até o final de Janeiro, o Piracanã foi o bairro com maior índice de focos da doença.
Um dos principais problemas, segundo o AIEC, embora a Secretaria de Saúde, através dos setores específicos, venha fazendo sua parte no controle das informações, os hospitais da rede privada estão omitindo tais informações, já que deveriam semanalmente repassar informações sobre pessoas que deram entrada buscando tratamento com sintomas da dengue.
Apesar disso, atualmente com os trabalhos dos agentes de endemias nos bairros, a doença está sob controle, mas com riscos de elevação de acordo com o índice de demanda espontânea que são coletadas diretamente nos postos de saúde tanto da zona urbana quanto das comunidades.
Para deslanchar a ação de campo de acordo com Evilson Gomes, coordenador do Programa de Combate e Prevenção a Dengue, será realizada uma grande reunião no auditório da Prefeitura com as secretarias de Infraestrutura (Seminfra), Semma, outras instituições públicas e não governamentais, já que a Coordenação da campanha objetiva reunir cerca de 20 instituições parceiras na ação.
Além do trabalho de praxe que vem sendo feito ao longo dos anos com técnicos e voluntários treinados nas ruas, além da intensificação da campanha de conscientização na mídia direcionada a todos os bairros da cidade, tendo em vista que o setor de epidemiologia considerar que a população está colaborando mais, seguindo as orientações necessárias para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Com a participação de todos, com certeza conseguiremos vencer essa batalha contra o mosquito”, finaliza Evilson.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home