BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Thursday, February 26, 2009

CARNAVAL DE RUA LOTA A GETÚLIO VARGAS


Mantendo a tradição carnavalesca do Município, a Prefeitura de Itaituba através da Secretaria de Turismo Indústria e Comércio (Semtic), em parceria com a Asgrofita, promoveu o carnaval de rua, com participação dos blocos Os Ingrizilas, Caça Cachaça, da Camisinha, Tô Pileque, Ray Fay, Manda Chuva, Santo Antônio e Rede TV, em um total de oito blocos que se apresentaram na Avenida Getúlio, com inicio no sábado, dia 21, encerrando na terça feira, dia 24.
Fazendo a animação no decorrer dos quatro dias de folia de Momo, em um palco armado na avenida, a prefeitura contratou duas bandas, Malícia (Itaituba) e Pinta Cuia (Santarém) que atraíram juntamente com os blocos, milhares de foliões nos quatro dias de festa. No decorrer da programação a Policia Militar (15ºBPM) esteve presente dando toda segurança as pessoas que estiveram na avenida. O record de público inclusive proporcionou a gravação de dois DVDS
Inclusive a PM enfatizou que se considerando o número expressivo de foliões, o índice de violência foi muito pequeno sendo registrado apenas alguns focos de briga, e um homicídio, onde um integrante de uma gangue foi assassinado, num fato que a Policia considerou como isolado por não ter relação direta com o evento, já que se tratou de um acerto de contas.
Nas apresentações Momescas não houve disputa, mas apenas apresentações, sendo que cada bloco recebeu uma subvenção oficial do município. Como já é de praxe na programação também foi inserida apresentação de belas fantasias.
O bloco do Centro de Testagem Anônima em parceria com O IEC da secretaria de saúde (FOTO) esteve no decorrer dos quatro dias realizando campanha de conscientização quanto ao uso de camisinhas para prevenção contra Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Constituído em sua maioria pelos próprios profissionais de saúde, além da camisinha, o bloco distribuiu também milhares de panfletos para todos que estavam na Avenida de Getúlio Vargas, principalmente, às pessoas de idades mais avançada haja vista que nesse segmento o avanço da Aids tem sido elevado, de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde.
Rui Miranda, da Semtic, que esteve à frente da coordenação do carnaval de Itaituba, considera que o evento foi de grande sucesso, embora promovido com certa simplicidade, mas viu o fator positivo da presença de todos os blocos e da população, que nos quatro dias lotou a avenida e, principalmente, pela infraestrutura assegurada pela prefeitura que além do auxílio financeiro aos blocos, contratou duas bandas para a realização da festa.
Enfatizando a grande parceria ocorrida entre o setor público, empresas da iniciativa privada, carnavalescos, secretarias e todos que acreditaram na iniciativa, Rui adiantou que esse carnaval foi uma prévia do que virá no próximo ano, quando estará sendo montada toda uma ação para que possam retornar as competições entre os blocos carnavalescos e os concursos de fantasias que sempre foram as referências maiores no carnaval Itaitubense.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home