BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Tuesday, June 07, 2011

Itaitubenses sofrem com a falta de médicos

Um exemplo da falta de médicos especialistas é o aparelho de mamografia instalado em Itaituba no ano de 2008, e agora em 2011 ainda não se tem nenhum diagnósticos dos pacientes que fizeram a mamografia, em virtude da falta de um radiologista profissional, competente para ler o resultado dos exames feitos pela máquina que emite um resultado capaz de detectar se a mulher tem ou não algum tipo de doença no seio. Sem esse profissional, várias pacientes até hoje não sabem se teem ou não problemas nas mamas, o que nos leva a refletir sobre várias situações.
No hospital Municipal de Itaituba e nos postos de saúde do município, os pacientes se frustram todos os dias. A procura por um especialista obriga os pacientes a longas viagens. O motorista Dejocir é um exemplo de luta por um atendimento especializado e, para chegar a Santarém são pelo menos seis horas de estrada. “O médico passou, disse que era para eu ir para Santarém, porque aqui não tinha como, disse que é caso de cirurgia”, conta Dejocir Pereira, motorista.
Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que faltam, principalmente, anestesistas, neurologistas, neurocirurgiões, psiquiatras, cardiologistas, traumatologistas, e pediatras. Segundo o Ministério, a distribuição é desigual. A região sudeste concentra mais especialistas do que as outras quatro regiões juntas. Voltando para a questão da mamografia e da falta de um radiologista. É importante que você saiba mais sobre o assunto:
Mamografia
A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para tanto é utilizado um equipamento que possui uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.
A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção de um câncer de mama antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente. Este diagnóstico, feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer.
Portanto, falta habilidade do Prefeito junto com o Secretário de Saúde do Município para pelo menos fazer uma tentativa de trazer os profissionais.
Como atrair os médicos para o interior?
“O Prefeito tem brigado muito para não aprovar o plano de carreira, é isso que fixa o médico no interior. Ele tem que ter perspectiva de ascensão profissional. Enquanto não tiver isso, um plano de carreira com base estadual, nós não vamos resolver o problema", João Gouvêa, Sindicato dos Médicos do Pará. “No estado do Pará nós só temos 14 neurocirurgiões, inclusive alguns de hospitais regionais vieram de fora do estado.
    A falta de médicos também é sentida até nos postos de saúde do município. Na última Terça feira, o tema foi levado ao conhecimento da Câmara Municipal pelo Vereador César Aguiar (PR). De acordo com o parlamentar, são inúmeras as reclamações da população, que mesmo indo de madrugada para os postos em busca de uma ficha para se consultar com um médico, a maioria tem que retornar para suas residências sem conseguir atendimento.
    Apresentando os dados a respeito dos atuais repasses para serem aplicados na saúde, e diante do descaso por parte da administração municipal, César Aguiar propôs a realização de uma Audiência Pública para que sejam ouvidas as pessoas que se sentem prejudicadas com o funcionamento do setor.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home