BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Friday, April 17, 2009

OXIDAÇÃO PODE SER CAUSA DE MORTE DE PEIXES

Objetivando oferecer respostas aos questionamentos quanto a mortandade de peixes que vem ocorrendo n área de Proteção Ambiental Bom Jardim, na Estrada do Bis, os técnicos da Secretaria Municipal de Mineração e meio Ambiente (Semma) estiveram na área levantando a situação. Segundo a fiscal Erotildes Santos Rodrigues, foi feito um estudo preliminar onde foi constatado que no Igarapé bom Jardim, ocorreu oxidação da água, o que vem causando asfixia dos peixes.
Embora ainda não tenha saído um diagnostico definitivo da causa, Erotildes suspeita que o problema possa estar sendo causado pelo barro que foi colocado para evitar as enchentes constantes que impedia a trafegabilidade na área com chuvas mais fortes. Essa hipótese se fortifica a partir da constatação que os peixes estão aparecendo mortos na área de refluxo, ou seja, apenas na parte da frente, próximo ao aterro, não sendo encontrado peixe mortos em outros trechos do Igarapé.
Os peixes que já foram encontrados mortos são das espécies Arraia, Cujuba, Mandi e Branquinha, com tamanhos que variam entre 10 a 80 centímetros. A área de proteção ambiental foi criada em 1999, no entanto, pelos monitoramentos que a Semma tem feito no Igarapé Bom Jardim, não houve nenhum outro indício de impacto ambiental que possa ter contribuído para a morte dos peixes, a não ser a oxidação das águas.
Para comprovar ou não se o barro esta sendo a causa da oxidação das águas do Igarapé Bom Jardim, a Semma já coletou solo para análise laboratorial. E se ficar comprovado a Secretaria vai propor uma alternativa para ressolver a questão.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home