BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Friday, April 24, 2009

ARACU E PIAU

COMUNIDADE RECEBERÁ TREINAMENTO

O Festival do Aracu e Piau, que já consta no calendário oficial do estado para esse ano, reserva boas surpresas para os que estiverem no Distrito de Barreiras nos três dias de festa. Para ouvir a comunidade e coletar subsídios a respeito da festa, dentro da proposta de parcerias, a prefeitura de Itaituba participou de reunião com a Comunidade e Amazônia Viva.
O “Staf” governamental esteve presente através das Secretarias de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Secretaria de Infraestrutura (representada por Diomar Figueira) Regina Lucirene (representando a secretaria de cultura e Desportos) e Marilu Macedo, Wellinton, e o vereador João Bastos Rodrigues, representando a comunidade.
Nos últimos anos, um dos maiores entraves do festival tem sido o problema de energia já que os motores velhos não têm correspondido às necessidades do distrito, problema que esse ano já está descartado pela implantação do Linhão de Tucurui antes da festa, que ocorrerá no mês de Julho.
De acordo com a secretaria de Turismo Suely Aguiar, é importante que o festival também gere emprego e renda para a comunidade, e nesse sentido para que os barraqueiros e todos que estejam envolvidos direta ou indiretamente com a festa, Suely Aguiar defende a idéia de que prestem serviço profissional e de qualidade para que possam atrair cada vez mais turistas de todas as regiões. Nesse sentido já solicitou para o Distrito de Barreiras, curso de manipulação de alimentos, receptividade e qualidade de atendimento e gerenciamento que serão concretizados em parceria com o Sebrae , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Paratur.
Sobre um pequeno, mas preocupante impasse da inadimplência de 4 dos 16 barraqueiros que contraíram empréstimos ano passado com o Créd-Pará, a Secretaria disse que já contatou com a gerência regional do Créd-Pará, para que os débitos sejam renegociados, tendo em vista que essa inadimplência de comprometer os novos empréstimos que serão solicitados esse ano pelos barraqueiros para que possam investir na festa.
Baseado em reclamações dos Barraqueiros que atribuem os prejuízos ao ano passado ao fato das pessoas levaram de Itaituba comidas e bebidas, segundo Suely Aguiar esse ano isso não mais será permitido por questão de bom sendo já que a intenção da festa é geração de renda pra comunidade. Essa questão será fiscalizada tanto por via fluvial quanto terrestre para que não haja concorrência desleal aos barraqueiros que estão organizados em Associação.
Para que O Festival esse ano aconteça sem qualquer obstáculo que comprometa sua grandeza, as secretarias de saúde, educação, semtic, Seminfra e Semma estarão cada uma com suas atribuições dando todo apoio logístico principalmente na limpeza e manutenção da estrada de barreiras para que a trafegabilidade seja mantida.
Para a Secretaria a reunião que durou mais de uma hora foi altamente produtiva, de bom senso onde o que predominou foi o espírito da união para que o festival do Aracu/Piau continue sendo uma grade referência cultural turística no oeste do Pará e para outras regiões do estado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home