BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Sunday, February 01, 2009

PARTIDOS DEFINEM NOMES EM SANTARÉM

Portal ORM

Os partidos políticos de Santarém, no oeste do Estado, definem neste domingo suas alianças políticas e os nomes de seus candidatos que vão concorrer ao pleito do próximo dia 8 de março, que escolherá os novos prefeito e vice do município. A data foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ao aprovado no dia 22 de janeiro passado a resolução que estabelece as regras da disputa. O prazo para as convenções que definirão todas as candidaturas terminam neste domingo.
A eleição ocorrerá porque a prefeita reeleita, Maria do Carmo Martins Lima (PT), teve seu registro de candidatura indeferido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os votos de Maria ultrapassaram os 50% dos votos válidos e, como foram invalidados, a legislação eleitoral prevê a realização de um novo pleito.
O PTC (Partido Trabalhista Cristão) vai concorrer com Joaquim Hamad, que em outubro do ano passado também foi o candidato da legenda. O PSOL, igualmente, está com candidato definido: é o professor Márcio Pinto, que também disputou a eleição passada.
As incertezas estão nos partidos maiores. O Democratas não confirma se vai lançar o deputado federal e ex-prefeito Lira Maia - derrotado por Maria do Carmo na eleição de outubro - ou se vai apoiar Alexandre Von, seu eterno parceiro. O PSDB deve lançar o nome do deputado estadual Alexandre Von, mas os eleitores santarenos sabem que, se Maia disputar, Von estará fora da eleição.
O Partido dos Trabalhadores (PT) ainda não decidiu definitivamente se apóia um nome do PMDB ou lança candidato próprio. Os advogados do partido ainda aguardam o julgamento sobre uma liminar em mandado de segurança, que pede a suspensão do pleito, sob o argumento de que o caso que envolve a ex-prefeita Maria do Carmo ainda tramita no Judiciário. Alegam ainda que a resolução do TRE estabeleceu prazos que inviabilizam candidaturas de secretários do governo petista, como é o caso do ex-secretário de Governo, Inácio Corrêa.
No PMDB, o cenário não é diferente. A convenção deste domingo deve decidir entre pelo menos três nomes: Helenilson Pontes, José Maria Tapajós, que tem o apoio do PT, e Antônio Rocha, que tem o apoio de Lira Maia. Há quem aposte que o consenso seja mesmo José Maria Tapajós, mas há quem aposte que Rocha pode se revoltar e retirar sua candidatura para apoiar o nome de Helenilson Pontes. 'Meu nome está à disposição do partido', diz Pontes.
Correndo por fora, está o médico e vereador Nélio Aguiar (PMN). Ele pode ser candidato com o apoio de seis pequenos partidos. Nélio vai esperar a movimentação dos partidos para se lançar ou não. O parlamentar - que atualmente é presidente em exercício da Câmara, uma vez que o titular, José Maria Tapajós, é prefeito interino de Santarém - tem o apoio das executivas regional e nacional do PMN. Alguns partidos, como PSC, PSB, PPS, PCdoB e PRB, prometem apoiar a candidatura do vereador.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home