BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Monday, May 29, 2006

Abuso e exploração sexual é tema de debate

No dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Município de Itaituba através da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS) e Projeto Sentinela, promoveu um encontro no Auditório do SINTEPP, com várias palestras sobre o tema. O encontro contou com as presenças de professores, estudantes, representantes diversas entidades de classes e também autoridades, dentre elas a Juíza da Comarca de Itaituba, Dra. Sandra Maria Ferreira Castelo Branco, o Promotor de Justiça, Dr. José Haroldo Matos, a Prefeita em Exercício, Sra. Antonieta Lima Assunção, a Delegada da Mulher, Dra. Celma, o Padre João, representante dos Direitos Humanos, o comandante do 15º BPM, Cel. Loureiro, a Coordenadora do Conselho Tutelar, Andréia Regiane e representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Abrindo o evento a Assistente Social da SEMTEPS, Lourdes Picardo, fez um breve relato sobre as ações da entidade no Município dentro da questão do combate e conscientização sobre a prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ao fazer uso da palavra o comandante do 15º BPM citou o Projeto Social Bom Menino, que hoje funciona no próprio quartel da PM, como exemplo de que toda iniciativa que vise o combate às desigualdades sociais acaba se tornando um importante instrumento em beneficio da comunidade. Ao avaliar a questão em debate, o Cel. Loureiro disse que em sua opinião o maior problema está no núcleo familiar, uma vez que muitas famílias parecem não assumir seu papel, o de dar uma verdadeira educação aos seus filhos, levando em consideração o fato de que, muitas vezes, o aspecto criminal também traz por uma situação social que poderia ser evitada.
Ao se pronunciar a Prefeita em Exercício, Profª Antonieta Assunção Lima, enfatizou que Itaituba hoje vive um grande momento no que concerne a qualificação e conscientização das pessoas, citando o recém lançado Programa 3° Setor que está preparando dez jovens universitários para trabalharem junto às Associações Comunitárias, Sindicatos, Igrejas, e, que também vê iniciativas serem reforçadas como a do Projeto Sentinela, que tem sido incansável no combate aos abusos e explorações sexuais contra crianças e adolescentes.
No encontro promovido pelos Coordenadores, como reunião ampliada, sobre Violência Sexual Contra Criança e Adolescente para fortalecer a Campanha no Município, ocorreram palestras voltadas para os principais tipos de Violência, as quais obedeceram a algumas etapas. A primeira etapa teve como tema o Sistema de Justiça e Garantia de Direitos Assistente Social, tendo como palestrantes Valcileide Bezerra, do Ministério Público, a Dra. Selma Sarquis, delegada, o Dr.José Haroldo Matos, Promotor de Justiça, a Dra. Sandra Maria Castelo Branco, Juíza do Fórum. Todos eles falaram dentro de suas respectivas áreas sobre os trabalhos que estão sendo feitos, das ações sociais promovidas para minimizar o problema e da exploração e abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Após a realização das palestras, aconteceu a segunda etapa do programa; foi aberto um espaço para os debates que tiveram a duração de 2 (duas) horas devido à participação maciça do público, isto, segundo a Coordenação, deixou patente que está havendo um grande interesse da sociedade em dirimir esse tipo de problema.
Sobre o dia considerado especial para a família em Itaituba, Lourdes Picardo explicou que o tema central do debate “Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual Contra a População Infanto-Juvenil”, por ser muito abrangente, proporcionou além de uma interação entre as pessoas que estiveram participando do encontro, a viabilização e acesso à informações amplas, possibilitando uma séria reflexão sobre o problema que é considerado de todos.
Ao final do evento, que foi realizado pela Prefeitura Municipal, com organização da SEMTEPS e Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil, que objetivou o enfrentamento da violência, tema do debate, pelo nível da participação e pelas explanações, a Coordenação considerou o encontro sucesso absoluto, já que ele também serviu como fonte de ampliação de conhecimentos para outras áreas que também são importantes nesta luta.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home