BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Sunday, May 21, 2006

Itaituba terá novos ACS

O Agente Comunitário de Saúde é um profissional de grande importância no seio das comunidades, por levar informações em saúde para a população. Mas o trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos em Itaituba pelos Agentes Comunitários de Saúde (PACS), apesar de eficiente, precisa se expandir para acompanhar o crescimento populacional.
Para que mais famílias tanto das áreas urbana quanto rural sejam beneficiadas, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu semana passada o Processo Seletivo de Agentes Comunitários de Saúde-2006. O processo durou três dias e foi realizado na Escola Benedito Correa de Souza, constando de prova escrita (dia 09) e prova oral com entrevista (dias 10 e 11).
Os novos agentes estão sendo recrutados para atuarem nas zonas urbana rural, onde já existem outros agentes trabalhando. Esta é uma medida para agilizar e dinamizar o atendimento com universo maior de 4 pessoas a serem beneficiadas. Ao todo serão 33 vagas para números de expansão, 39 para reposição e 345 para números de suplência. Para o sucesso nas provas seletivas foram disponibilizados uma boa infra-estrutura em recursos humanos e materiais, sendo no caso utilizados 4 técnicos regionais, 6 conselheiros para fiscalização, 2 técnicos locais para apoio da realização das provas, 1 motorista, 2 agentes comunitários de saúde para apoio, 1 agente de serviço gerais, 2 secretarias, tudo sob a Coordenação geral da enfermeira Neyla Couto.
Em todo o país o trabalho dos Agentes de Saúde tem servido referencial, pois traz um grande modelo de trabalho com resultados práticos, de interação e conscientização populacional numa ação preventiva, no âmbito da cobertura de assistência na atenção Básica de Saúde. O processo seletivo que se realizou em Itaituba segue todas as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, através da Coordenação do PACS.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home