BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Sunday, May 21, 2006

Comtri reduz acidentes em 80%


Muito trabalho de campo, fiscalização e campanhas educativas, dentro das ações da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itaituba (COMTRI), hoje já começam a dar resultados positivos, que na avaliação do Diretor do Órgão José de Arimatéia “Aguiarzinho”.
A redução em 80% no índice de acidentes do município comprova estatisticamente que a queda teve início desde 2003, quando na época houve um registro de cento e cinqüenta (150) acidentes, sendo em média 12,58% ao mês, com, 6% de acidentes fatais e 5,33% com acidentes não fatais. Já em 2004 o relatório do Órgão de Trânsito demonstra que o número de acidentes caiu para 99, com redução de vítimas fatais e não fatais quanto ao ano passado.
Segundo o Diretor, em 2005, novamente houve um crescimento na demanda de acidentes, se elevando para o total de 109, o que levou a COMTRI a reforçar suas campanhas, sua fiscalização e agir com rigor quanto à necessidade das multas, sendo maior a incidência de acidentes envolvendo motoqueiros, que em sua maioria conduziam seus veículos embriagados, sem capacete etc. Aguiarzinho considera o último, um ano difícil e de grandes desafios, mas com parcerias principalmente do 15 BPM, a qual tem sido incansável no acompanhamento das blitz dando segurança aos agentes, novamente o índice 3 de acidentes foi reduzido, desta feita numa queda vertiginosa, que hoje se reflete de acordo com ele, nos baixos índices detectados em 2006, quando de janeiro até o mês de maio, houveram o registro de apenas 20 acidentes.
Para Aguiarzinho as perspectivas iminentes de novos investimentos garantidos no convênio assinado este ano, tendem a tornar o trânsito de Itaituba cada vez menos perigoso, isto tendo em vista o aumentado efetivo de guardas, com mais quartoze novas vagas autorizadas pelo prefeito Roselito Soares. Quanto ao excelente nível percentual da queda nesses acidentes, o Diretor atribui isso tanto ao trabalho de fiscalização nas ruas, principalmente nos finais de semana, quanto ao trabalho educativo que foi massificado pela mídia local durante os últimos anos, o que contribuiu para a devida conscientização dos condutores de veículos. Ainda em relação à queda nos índices, Aguiarzinho admite que o trânsito de Itaituba não é fácil, pois são muitos os problemas relacionados, dentre eles destaca a constante presença constante de placas clonadas, principalmente em motos, sendo, muitas vezes, conduzidas por menores, que as alugam em locadoras que nem sempre estão devidamente autorizadas, e podem ser utilizadas para fins criminosos.Sintetizando, toda sua trajetória frente ao órgão, Aguiarzinho disse que prefere estar constantemente nas ruas, apoiando os agentes, tomando pé dos problemas, para no intuito de obter resultados positivos, evitando assim medidas drásticas; argumentando que multas só ao aplicadas em casos extremos, pois a filosofia do órgão é a conscientização, a educação e o bom relacionamento entre pedestres e motoristas. Dessa forma, para o Diretor, mesmo com as dificuldades que o município enfrenta no momento, esse resultado foi fruto do grande apoio que tem recebido do Prefeito Roselito Soares.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home