BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Sunday, May 21, 2006

Peritos fazem levantamento da segurança

Preocupado com o alto índice de violência no município e com as deficiências nas policias civil e militar, e no intuito de reverter este quadro, o Prefeito Roselito Soares esteve em audiência com o governador Simão Jatene, levando vasto relatório e reivindicando apoio. No encontro além das ações já previstas como a construção de uma nova delegacia que será regionalizada, o governador se propôs dar todo apoio necessário numa firme ação conjunta com o município. Nesse sentido, enviou de imediato uma equipe técnica para fazer um levantamento global da situação da violência.
A equipe comandada pelo Coronel Machado (perito em segurança municipal) esteve inicialmente no l5º BPM, procurando conhecer a fundo todos os problemas da Policia Militar do Município. O Cel. Machado juntamente com o inspetor de segurança R. Alcântara e a Assessora Thays Klatau, ouviram atentamente relatos do Ten. Cel. Loureiro, comandante da PM local, onde o mesmo explicou que são muitos os problemas enfrentados pelo comando local, dentre tantos motivos que dificultam a facção um trabalho mais amplo de segurança, trata-se do crônico problema do efetivo reduzido precisar atender as necessidades de Itaituba, Trairão, Rurópolis, Jacareacanga, Novo Progresso, Aveiro e ainda a região garimpeira.
Ficou patente à equipe técnica do Governo do Estado, que desde que foi criado, o quartel do 15º BPM sofreu defasagem estrutural em termos do crescimento populacional, nesse aspecto, suas ações ficam reduzidas por não ter um efetivo condizente com as necessidades da região e também por não ter o número de veículos suficientes para realizar um trabalho ostensivo no combate à violência, principalmente pelo fato de nos últimos anos ter havido preocupante proliferação de gangues, que se espalharam em diversos bairros de Itaituba.
Após o minucioso levantamento sobre a problemática da segurança do Município junto a Policia Militar, os técnicos estiveram na delegacia de Policia onde também conversaram com o delegado Herbert Junior a respeito dos problemas enfrentados pela Polícia Civil no Município. Em seu relato o Delegado colocou problemas que há tempos comprometem uma atuação mais incisiva da Polícia Civil no Município, tais como condições precárias de como são desenvolvidas as atividades policiais não oferecendo estrutura mínima, as quais foram constatadas pela Equipe no dia da visita, que a delegacia estava há dois dias sem registro de ocorrências por pane nos computadores. Além de ser relatada à equipe uma provável transferência de um investigador e um escrivão, segundo o Delegado Herbert, isto deixa o trabalho da Polícia ainda mais fragilizado.
Conforme a proposta feita ao Cel. Machado, para a realização de um trabalho mais eficiente de repressão à violência de um modo em geral, seria necessário pelo menos 10 investigadores, 06 escrivãos e cinco viaturas. O Delegado Herbert explicou ainda que a demanda diária de ocorrências em Itaituba é muito elevada, e que o número reduzido de agentes inviabiliza uma ação mais profunda, principalmente em relação a alguns casos onde exigiria uma investigação maior, embora os policiais se desdobrem além do normal, em função de se ter poucos investigadores nem sempre isso é possível. Entretanto, Herbert Junior disse que não houve nem haverá má vontade em prestar um bom serviço à população, contudo a falta de Estrutura contribui em todo seu contexto.
Finalizado o trabalho de dois dias no levantamento dos problemas de Segurança Pública no Município, após contatar com as Polícias Civil e Militar, entidades de Classe, o Cel. Machado, que é considerado um dos maiores especialistas do país em Segurança Municipal, disse que o problema de segurança em Itaituba e região é de fato muito sério. E, por se tratar de um problema de ordem cultural e histórico pelo processo de crescimento populacional, estes são problemas que podem ser resolvidos, alguns inclusive em curto espaço de tempo.
O Cel. Machado explicou ainda que diante de tudo que viu e ouviu, já conseguiu diagnosticar alguns problemas setorizados, outros mais genéricos, todavia independente da gravidade serão apresentados ao Governo do Estado num amplo relatório elaborado por ele e sua equipe de trabalho, já que veio á Itaituba com a missão de levantar todos os problemas que estejam relacionados com a Segurança Pública do Município.
Entre as alternativas para que o Coronel considera viável seria a criação também de uma Guarda Municipal, proposta essa que constará do relatório dentre outras a serem executadas pelos Governos do Estado e do Município. Um dos aspectos positivos desse trabalho enfatizado pelo Coronel foi o fato de o Prefeito Roselito Soares, que embora não tendo obrigações constitucionais com a segurança que é mais uma função do Estado, demonstrou que essa também é uma das prioridades e tomou a iniciativa de solicitar ao Governador uma ação conjunta e rápida para que o quadro possa ser revertido em nossa região.
Conforme com o relatório e as sugestões feitas, o Cel. Machado assegurou ainda que dentre as medidas a serem adotadas pelo Estado com apoio do Município, no que concerne aos problemas de Segurança Publica em Itaituba e na Região, serão resolvidos o quanto antes. Em contrapartida, o Prefeito Roselito Soares, disse que quando contatou com o Governador Simão Jatene teve boa receptividade do mesmo, que também vai se inserir na questão para que a mesma seja logo solucionada. Assim enfatizou que esforço e determinação não irão faltar para que os problemas da Segurança Pública em Itaituba sejam resolvidos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home