BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Sunday, May 21, 2006

PAC lançará censo do 3º setor


O Estado do Pará é o primeiro da Federação Nacional a promover o Censo do 3º Setor, um Projeto desenvolvido pelo PAC – Programa de Articulação pela Cidadania, uma iniciativa que envolve as organizações sociais não governamentais, fundações, institutos, associações comunitárias, culturais, ambientais, educacionais, voluntariados, recreativas, esportivas, religiosas, etc). Dentro do seu programa de expansão o município de Itaituba foi contemplado, a sediar O programa de capacitação com universitários locais, numa atividade que envolve teoria e prática, e que acontecerá no período de 30 de Maio a 5 de Junho, no auditório da Prefeitura Municipal.
Para a coordenadora do Programa, Elaine Mousinho, os universitários dos cursos de Letras, Administração, História, Pedagogia e Processamento de Dados, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdades de Itaituba (FAI) e do Tapajós (FAT) se transformarão em pesquisadores sociais e divulgadores dos conceitos sobre o 3º setor. Detalhando o programa Elaine explica que o 3º setor é uma pesquisa para identificar as organizações não-governamentais, fundações, institutos, associações de voluntariado, sindicatos, movimentos e partidos políticos entre outros setores que compõem o terceiro setor.
A coordenadora enfatiza a importância que tem a pesquisa dentro do programa, pois será ela quem irá revelar informações sobre a quantidade de organizações e números de empregos que geram o volume de recursos que movimentam, o público que atinge e como estão estruturadas, permitindo uma visão global do setor e estimulando a elaboração ou redirecionamento de políticas públicas, programas e ações do setor governamental e das instituições privadas comprometidas com a responsabilidade social, dando com isso uma visibilidade de trabalho, aumentando assim as possibilidades de articulação e parcerias que garantam a sustentabilidade de seus projetos sociais. Todavia para que o programa consiga atingir suas metas, Eliane destaca que as parcerias são fundamentais, esclarecendo, por exemplo, que esse programa, de capacitação, tem o apoio da Prefeitura Municipal e das universidades locais.
O Programa Terceiro Setor concluiu a primeira etapa da pesquisa na região metropolitana de Belém e agora iniciou a sua fase chamada de interiorização, nas regiões de integração, no qual está inserida a região do Tapajós contemplando além de Itaituba, os municípios de Trairão, Novo Progresso, Rurópolis e Aveiro.
Itaituba vai abrir o Programa oficialmente no dia 30 deste mês, para fazer uma explanação e consolidar o programa, a coordenadora Elaine Mousinho, esteve reunida com os universitários inscritos e a vice-prefeita dando todos os esclarecimentos informações técnicas necessárias sobre o programa que é inédito no país e em nossa região. Por se tratar de um programa inusitado pelo seu ineditismo, Elaine Mousinho considera que o programa é fruto de parcerias com o município.
O prefeito Roselito Soares, assegura que o censo do 3º setor vai ser também um grande instrumento de informação segura, haja vista que as pesquisas darão também um diagnóstico sobre o setor produtivo e uma visão global sobre as instituições sociais existentes no município e o papel de cada uma delas. Para a Vice-Prefeita Profª Antonieta Lima que esteve presente na reunião sobre o Programa no auditório da Semma, também é da opinião que a capacitação aproveitando o nosso material humano (universitários) é uma grande conquista dentro da proposta do terceiro setor, que apesar de recém criado também privilegiou Itaituba e demais municípios da região.Quanto à idéia do Programa, a coordenadora disse que os resultados foram excepcionais em Belém e municípios da região metropolitana e que aqui não será diferente quanto aos resultados positivos. Dentro da articulação do Programa Itaituba é Pólo com articulação própria em cada município, que terão visitas dos pesquisadores.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home