BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Thursday, May 18, 2006

Câmara arquiva pedido de CPI


Após três tentativas frustradas de por em votação, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a Câmara de vereadores arquivou o pedido do vereador Paulo Gasolina, que em sua justificativa pedia prestações de contas do poder executivo. Analisando com visão técnica e pelo embasamento jurídico, a Presidência da Câmara considerou o fato de a formação da CPI não ter consistência legal, nem provas concretas.
Em princípio o pedido já continha a assinatura de três vereadores da oposição, Ana Cativo (PT), Manuel Diniz e Paulo Gasolina (PFL). No processo de discussão em plenário os vereadores da base aliada do Executivo disseram que o pedido da CPI havia clara conotação política, tendo em vista o autor do pedido ser candidato a Deputado Estadual. Antonio Cardoso, Líder do Governo disse que não iria assinar uma CPI que não tem provas concretas nas denúncias feitas pelo vereador Paulo Gasolina.
Por outro lado Braz Viana, disse que a CPI é uma tentativa de desestabilização do Governo, orquestrada por grupos políticos contrários a administração. Ele lembrou que na história política de Itaituba nunca um Prefeito foi tão perseguido quanto Roselito Soares, embora o mesmo esteja com menos de um ano e meio de Governo. Segundo Viana grande parte das obras que estão executadas no município dentre elas, as construções da Orla Marítima, do Estádio, que será o 2º Olímpico do Pará, da nova Delegacia Regional, os quais só estão sendo possíveis porque o Município saiu da inadimplência deixada pelos Prefeitos anteriores Wirland Freire e Benígno Reges, débitos estes que comprometiam assinatura de convênios e implantação de obras, com valores elevados com a Rede CELPA, UFPA, e prestadores de serviços.
Críticas contra o prefeito têm motivação políticaEm entrevista à imprensa local sobre a CPI e outras situações, o Líder de Governo na câmara Antônio Cardoso, disse que um determinado segmento da imprensa de Itaituba ignora os aspectos positivos do trabalho do Prefeito, dando destaque apenas para o que ela considera conveniente para tentar denegrir sua imagem. Então questiona: E as qualidades, ninguém vê? Conforme o Líder do Governo, em outras gestões alguns prefeitos administraram os quatro anos sem que fossem tão questionados, tanto pela imprensa quanto por parte de algumas entidades, enquanto o atual Governo em menos de um ano e meio de governo foi alvo de CPI, perseguições políticas de toda ordem, foi inclusive investigado pela Promotoria Pública.
Fazendo então uma avaliação, pergunta: Se realmente tudo que dizem do Prefeito fosse verdade, ele já não teria sido penalizado? De acordo com o Líder do Governo, o Prefeito não tem recusado dialogo, vai aonde é solicitado, já esteve reunido com o SINTEPP e outras entidades, e com a própria Câmara, numa prova de sua transparência. E, novamente pergunta: Qual foi o Governo que abriu as portas das Secretarias para uma investigação? Citando como exemplo fatos de que parte da imprensa local usa “Fatos distorcidos” e tem feito filmagens dos bairros da periferia filmando buracos, usando-as de maneira pejorativa, no entanto quando o Município lançou um importante Projeto Social para beneficiar mais de cento e sessenta crianças carentes chamado: “Bom de Bola, Bom de Escola”, essa mesma imprensa não esteve lá fazendo a cobertura, assim aconteceu em outros eventos positivos.
Sobre sua recusa em não assinar a CPI, embora Paulo Gasolina tenha afirmado que se trata apenas de pedido de investigação, Cardoso disse que não iria colocar “A RAPOSA NA PORTA DO GALINHEIRO”, nem iria jamais se deixar usar numa circunstância dessas. Encerrou sua entrevista reforçando a idéia de que as qualidades e os trabalhos do Prefeito estão sendo ignorados propositalmente, contudo ele responderá com muito trabalho em forma de obras importantes para a população.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home