BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Sunday, November 07, 2010

ITAITUBA ENCOLHEU NA GESTÃO CLIMACO

Incompetência ou descaso administrativo?

O perfil do censo 2010 em algumas cidades do sudoeste do Pará, revela o fiasco nas pesquisas do IBGE desse ano, mas nada comparado ao Município de Itaituba que este ano deve reduzir em torno de 25% sua população.
O Município tinha uma estimativa 127 habitantes, mas a contagem do Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística indica apenas 95 mil pessoas, uma redução injustificável se comparada ao último senso realizado. Ficando por conta dos agentes censitários buscarem justificativas para a injustificável baixa.
Com o último repasse de dados enviados no final do mês passado, os levantamentos já foram analisados pelo órgão. Os principais obstáculos encontrados durante a realização dos trabalhos foram quanto às residências fechadas e alguns pessoas que não se dispuseram em prestar as informações necessárias. Os casos em que as residências encontravam-se fechadas, sem ter ninguém para atender, as pessoas devem procurar o setor de atendimento do órgão que está funcionando no auditório da prefeitura municipal.
Apesar do censo já ter sido encerrado, com a última transmissão de dados sendo feita no dia 26 de outubro, as pessoas que ainda não foram recenseadas deve procurar o órgão até o próximo dia 12 de novembro, período em que os recenseadores estão voltando aos domicílios que se encontravam fechados.
Mas o número de habitantes contados neste censo servirá como base para que o governo federal faça a distribuição dos repasses constitucionais aos municípios no próximo ano e a sua redução com relação ao do ano passado, significa que o município terá menos repasses em 2011. Mas apesar de ser o atual gerenciador dos recursos destinados a Itaituba, somente depois de encerrado o período do censo que o prefeito Valmir Climaco se manifestou a respeito do assunto, quando solicitou as lideranças comunitárias que comuniquem a prefeitura.
Talvez a preocupação tardia do prefeito se dê em função dos números apresentados estarem abaixo dos 100 mil habitantes, o que reduz de forma considerável os repasses a Itaituba. “Quem perde com isso é o município, a população de Itaituba. Principalmente se o município ficar abaixo de cem mil habitantes. Para o município acima de 100 mil habitantes, vem mais ajuda do governo federal.” E acrescentou: “A prefeitura a partir de hoje vai se empenhar bastante neste assunto. Até porque nós não tínhamos uma participação direta nesse assunto, é que todas as vezes que a gente procurou, eles diziam que estavam fazendo o censo e depois estariam precisando de nossa colaboração para irem no local onde não tivessem ido.” Justificou Valmir.
Tentando suprir as deficiências do censo 2010, a prefeitura colocou carros som nas ruas e os telefones 3518-0137 e 3518-0647, a disposição das pessoas que supostamente não tiveram a visita dos recenseadores. As ligações podem ser a cobrar no horário das 8 às 18 horas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home