BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Thursday, May 18, 2006

Semagra promove cursos

A prefeitura de Itaituba visando qualificar pessoas para o mercado de trabalho, este ano através de suas secretarias promoveu diversos cursos profissionalizantes, sendo seis apenas pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagra), dentre eles o de olericultura concluído recentemente no hospital municipal.
O curso visou a preparação de l7 profissionais na produção de hortas, sendo funcionários do hospital municipal e alunos da escola de produção. Foram feitas 56 horas no curso com inovação da técnica de sombrite com plasticultura para proteger melhor as hortaliças quanto ao excesso de água, sendo que apenas quatro horas teóricas foram aplicadas, sendo o curso desenvolvido em sua maioria com aulas práticas, sop supervisão tencica de Júlio Nonato Nascimento, da Semagra. Para o técnico da prefeitura o curso vai muito além da simples preparação dos alunos para uma nova profissão, já que ao seu termino foi implantada uma horta no próprio hospital municipal, que servirá para abastecer a instituição com alface, couve, coentro e outras leguminosas, com um funcionário do próprio hospital (treinado no curso) ficando encarregado de cuidar pernamentemente da horta preparada dentro das especificações técnicas.
Um dos aspectos importantes enfatizados pelo técnico da Semagra, Júlio Nascimento, pé que neste ano foram realizados seis cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com formações destinadas a diversas áreas da agricultura. Sobre sos cursos profissionalizantes da Semagra, o prefeito Roselito Soares, considera terem sidos instrumentos importantes que oportunizam o ingresso de pessoas no mercado de trabalho, com conhecimentos técnicos que poderão gerar autonomia plena, já que a produção de hortaliças em Itaituba é uma atividade em fase de expansão com mercado garantido na produção. Para o prefeito os cursos profissionalizantes são fundamentais já que com crise de emprego, elas estão aptas a ocuparem seus espaços não apenas na área agrícola mas em outras onde cursos foram ministradas por sua administração.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home