BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Wednesday, June 29, 2011

PERSEGUIÇÃO E FALCATRUA

Valmir usou Soraia como laranja,
diz Silvio Macedo

O ex Prefeito do município de Itaituba Silvio de Paiva Macedo, que recentemente foi pego de surpresa por uma ordem de despejo assinada pela Juíza da Comarca deste município, Vanessa Ramos Couto, esteve no Fórum de Itaituba onde deu entrada em um recurso para reaver o imóvel, que segundo informações, não pertence somente a ele, mas ao seu único herdeiro e a sua esposa Marilu, com quem é casado em comunhão de bens.
    De acordo com o reclamante, a ação não poderia ser aplicada por ainda em fase de recursos, o que representa incontáveis chances para que Sílvio Macedo retome a residência que foi adquirida muito antes de Sílvio se envolver em política.
    Para Sílvio Macedo, que o que aconteceu com ele foi um ato de perseguição política, praticado pelo atual prefeito Valmir Climaco de Aguiar que nunca se conformou em tomar apenas o mandato do legitimo gestor Municipal, “ele queria mais e por isso usou sua cunhada Soraia de Magalhães Moreira para arrematar o imóvel em um leilão, pelo valor aproximado de R$ 400,0000,00 (quatrocentos mil reais),” disse Sílvio.
    Para o ex prefeito, o dinheiro utilizado para o pagamento do lance teria saído dos cofres da prefeitura, já que antes, Valmir não tinha mil reais para cobrir um cheque, quanto mais sua cunhada Soraia como é conhecida.
    O caso do despejo do ex prefeito ganhou repercussão a nível estadual, com a imprensa até da capital do estado divulgando o episódio pelo fato da casa ter sido arrematada pela cunhada do prefeito, Soraia Moreira, que sua vez, não tem valores correspondentes ao lance declarados no imposto de renda, deixando evidente que o recurso teria saído do erário itaitubense, já que a mesma não tem como justificar a existência lícita do referido valor.
    Outra situação que mereceu destaque foi a declaração do próprio Silvio Macedo, quanto a situação econômica de Valmir Climaco antes de se tornar prefeito de Itaituba. É de conhecimento de toda a sociedade itaitubense que antes de Climaco assumir a prefeitura de Itaituba, seus cheques com valores quase insignificantes dificilmente conseguiam ser sacados na boca do caixa, sem contar os inúmeros que eram devolvidos e que ainda se encontram em poder da classe empresarial Itaitubense.
    A exemplo do vem ocorrendo desde que conseguiu ganhar o cargo de prefeito desta municipalidade na justiça e não pela vontade popular, Valmir Climaco voltou a usar terceiros como laranja em suas ações pecaminosas para desvio de dinheiro público. Soraia, na verdade foi usada por Valmir Climaco para adquirir a casa de Sílvio Macedo, o que é comprovado pelas palavras do próprio vereador Luiz Fernando Sadeck dos Santos, o Peninha(PMDB), quando no uso da tribuna da Câmara, ao se reportar ao assunto disse que Valmir apenas teria conseguido na justiça o que já havia adquirido antes da eleição.
    Tomando como base as declarações do vereador, se Valmir havia conseguido a casa junto a instituição bancária antes de assumir a prefeitura e com dinheiro lícito, por que usou a sua cunhada Soraia como laranja?

Tuesday, June 21, 2011

Valmir quer fechar Coordenadoria de Trânsito

O Coordenador da comtri, Elizeu resolveu falar a respeito da verdadeira situação em que se encontra o órgão de trânsito em Itaituba. Classificando como preocupante o transito em Itaituba, o coordenador afirmou que depôs ao prefeito concedeu um reajuste aos servidores do órgão, mas não foi atendido, pelo contrário, de acordo com Eliseu, estão expressamente proibidos trabalhos noturnos e nos finais de semana, tanto por parte do administrativo quanto pelos agentes.
A preocupação do coordenador aumenta com a aproximação das grandes festas deste período, enumerando o festival de Barreiras que acontece no início do mês de julho, os festejos de Nossa Senhora de Sant'Ana, Padroeira de Itaituba e Itaverão, o maior evento veraneio do Sudoeste do Pará, quando todos necessitam de atenção especial por parte da Comtri.
A preocupação do coordenador se faz procedente quando observamos que, ao contrário dos prefeitos anteriores, que procuraram aumentar o efetivo de agentes no órgão, o prefeito Valmir Climaco está aos poucos efetivando a sua vontade já declarada ainda no ano de 2010. O fechamento da Comtri está contido em seus planos desde o ano passado, quando afirmou que o órgão só dava problemas, o que, até pelas demissões de agentes, como no caso de Jean e Chagas, Valmir vem fazendo acontecer a sua vontade.
Em entrevista a Neymias Cordeiro, Eliseu afirmou que “quanto ao número excessivo de motos-taxistas clandestinos foi dado um prazo para que todos procurem se regularizar perante o órgão, caso contrário serão penalizados,” estipulando o dia 30 de Julho deste ano, podendo ainda ser prorrogado. Entretanto, para os que acompanham regulamente os acontecimentos no órgão de Trânsito de Itaituba sabe que isto significa deixar o tempo passar para que tudo continue do jeitinho que estava antes, desta feita, com uma gravidade a mais: nem mesmo as multas são aplicadas.
Sobre o pátio da Comtri, o coordenador disse que continua irregular, nunca foi regularizado, por isso não tem onde colocar os veículos que são apreendidos. Elizeu aproveitou para fazer um apelo aos proprietários dos veículos ali retidos, para que compareçam para negociar a liberação dos mesmos, do contrário eles vão ser encaminhados à Justiça para os procedimentos cabíveis.

Tuesday, June 07, 2011

Itaitubenses sofrem com a falta de médicos

Um exemplo da falta de médicos especialistas é o aparelho de mamografia instalado em Itaituba no ano de 2008, e agora em 2011 ainda não se tem nenhum diagnósticos dos pacientes que fizeram a mamografia, em virtude da falta de um radiologista profissional, competente para ler o resultado dos exames feitos pela máquina que emite um resultado capaz de detectar se a mulher tem ou não algum tipo de doença no seio. Sem esse profissional, várias pacientes até hoje não sabem se teem ou não problemas nas mamas, o que nos leva a refletir sobre várias situações.
No hospital Municipal de Itaituba e nos postos de saúde do município, os pacientes se frustram todos os dias. A procura por um especialista obriga os pacientes a longas viagens. O motorista Dejocir é um exemplo de luta por um atendimento especializado e, para chegar a Santarém são pelo menos seis horas de estrada. “O médico passou, disse que era para eu ir para Santarém, porque aqui não tinha como, disse que é caso de cirurgia”, conta Dejocir Pereira, motorista.
Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que faltam, principalmente, anestesistas, neurologistas, neurocirurgiões, psiquiatras, cardiologistas, traumatologistas, e pediatras. Segundo o Ministério, a distribuição é desigual. A região sudeste concentra mais especialistas do que as outras quatro regiões juntas. Voltando para a questão da mamografia e da falta de um radiologista. É importante que você saiba mais sobre o assunto:
Mamografia
A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para tanto é utilizado um equipamento que possui uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.
A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção de um câncer de mama antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente. Este diagnóstico, feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer.
Portanto, falta habilidade do Prefeito junto com o Secretário de Saúde do Município para pelo menos fazer uma tentativa de trazer os profissionais.
Como atrair os médicos para o interior?
“O Prefeito tem brigado muito para não aprovar o plano de carreira, é isso que fixa o médico no interior. Ele tem que ter perspectiva de ascensão profissional. Enquanto não tiver isso, um plano de carreira com base estadual, nós não vamos resolver o problema", João Gouvêa, Sindicato dos Médicos do Pará. “No estado do Pará nós só temos 14 neurocirurgiões, inclusive alguns de hospitais regionais vieram de fora do estado.
    A falta de médicos também é sentida até nos postos de saúde do município. Na última Terça feira, o tema foi levado ao conhecimento da Câmara Municipal pelo Vereador César Aguiar (PR). De acordo com o parlamentar, são inúmeras as reclamações da população, que mesmo indo de madrugada para os postos em busca de uma ficha para se consultar com um médico, a maioria tem que retornar para suas residências sem conseguir atendimento.
    Apresentando os dados a respeito dos atuais repasses para serem aplicados na saúde, e diante do descaso por parte da administração municipal, César Aguiar propôs a realização de uma Audiência Pública para que sejam ouvidas as pessoas que se sentem prejudicadas com o funcionamento do setor.