BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Sunday, March 20, 2011

Vereadores votam contra os interesses do povo

Numa clara demonstração de subserviência ao prefeito Valmir Climaco de Aguiar, oito vereadores itaitubenses votaram contrário a convocação do Secretário de Municipal de Educação Francisco Felipe dos Santos Melo, para prestar esclarecimentos a respeito das denúncias apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) sub sede de Itaituba.
As denúncias dos desmandos na pasta educacional do município veem sendo feitas diariamente pelos dirigentes do Sintepp em todos os meios de comunicação do município, sem que nunca o atual secretário tenha prestado esclarecimento a respeito dos fatos, mesmo com os servidores tendo entrado em greve desde o mês de janeiro.
Diante do silêncio do secretário e das denúncias de que o próprio prefeito Valmir Climaco, que está a frente das negociações, não honra os compromissos assumidos com a categoria, o vereador César Aguiar (PR) encaminhou na sessão da última terça feira(15) um requerimento solicitando que a mesa Diretora da Câmara Municipal convocasse o secretário Felipe Melo, para comparecer a casa de leis para esclarecer o que de fato está acontecendo na educação pública do município de Itaituba.
No momento em que o documento foi posto em votação, o líder do governo convocou os vereadores a votarem contra o requerimento, alegando que César Aguiar queria obter favorecimento político da situação e que o próprio prefeito estaria à frente das negociações junto ao sindicato.
Posto em votação, oito dos dez vereadores presentes na sessão votaram contrário ao requerimento, atendendo a solicitação do executivo, impedindo que as irregularidades fossem esclarecidas e quem sabe diante disso, as aulas voltassem à normalidade.
Revoltados com a atitude dos vereadores, os professores passaram a gritar palavras de ordem e xingar os edis, que não tiveram como explicar a atitude desleal ao povo que os elegeu e que hoje estão com seus filhos fora da sala de aula.
Sem que houvesse clima para dar prosseguimento aos trabalhos, o presidente João Bastos Rodrigues, Cebola PP, encerrou a sessão que ficou marcada como mais uma vergonhosa situação para o parlamento itaitubense, que a cada dia tem sua credibilidade desgastada diante da população, que se envergonha de ver Itaituba sendo manchete principal dos jornais regionais e nacionais, pelas atitudes escandalosas tomadas pelos próprios vereadores que fogem de suas responsabilidades como legítimos representantes do povo e agem como defensores das ações absurdas do prefeito Valmir Climaco.
Os vereadores que votaram contra o que poderia resolver ou pelo menos esclarecer a problemática na educação de Itaituba foram Diomar Figueira e Dadinho Caminhoneiro (PPS), Maria Pretinha e Dico (PSDB), Eva do Liberdade (PMN), Marcos da Ideal (PTC), além de João Crente e Peninha (PMDB). Vereadores que parece terem renunciado suas legendas partidárias para seguir as fileiras do (PVC), Partido do Valmir Climaco.

Saturday, March 12, 2011

Greve na educação é por tempo indeterminado

Insatisfeitos com a falta do pagamento do rateio Fundeb que até a presente data não foi feito pela administração municipal, além de uma vasta pasta de reivindicação até hoje nunca atendida, os profissionais da educação atendendo convocação do sindicato representativo da categoria, fizeram uma manifestação pelas ruas da cidade e com paradas estratégicas nas sedes dos três poderes institucionais existentes no município.
A concentração aconteceu na Praça do Cidadão e seguiu pelas ruas da cidade até a Câmara Municipal de Itaituba, onde acontecia uma cerimônia em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Após alguns momentos gritando palavras de ordem, os manifestantes entraram no plenário da câmara onde pediram que os vereadores agissem de modo a agilizar os procedimentos para o pagamento dos valores referentes ao rateio.
A convite do presidente da casa, os sindicalistas usaram a tribuna, de onde expuseram os motivos da insatisfação da categoria. O coordenador do Sintepp, professor Isaac Dias, disse que a greve da educação vai continuar enquanto não obter explicações convincentes a respeito dos questionamentos da categoria e solicitaram a instauração de Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as inúmeras denúncias feitas com relação às irregularidades cometidas na educação do município.
Os vereadores que estavam presentes são: João Bastos Rodrigues (Cebola), Eva Maria Gomes (Eva do Liberdade), Agnaldo Cirilo (Dadinho), Luís Fernando Sadeck (Peninha), Maria Almeida (Maria Pretinha) e César Aguiar.
Após falarem aos vereadores, os manifestantes seguiram para prefeitura, onde gritaram palavras de ordem e mais uma vez não foram atendidos pelo gestor municipal, o que fez com que o cortejo seguisse até a frente da sede da Comarca de Itaituba. Em frente ao Fórum Os profissionais da educação foram recebidos pelo promotor de justiça Antonio Manoel Cardoso Dias, de quem ouviram que o Ministério Público está tomando todas as providências concebíveis às denúncias que chegaram ao órgão representante dos direitos da sociedade.
No término das palavras do representante do Ministério Público, os professores seguiram para a sede do Sintepp, onde deliberaram o prosseguimento da greve até que o prefeito Valmir Climaco se manifeste de forma convincente a respeito da puta de reivindicações de categoria.
Nesta quinta feira o Sintepp voltou a reuni a categoria em sua sede para discutir os principais pontos da puta de reivindicação e atendendo as deliberações, os professores oculparam a sede da prefeitura municipal, interditando a entrada a saída do prédio.
Atendidos pelo prefeito, nenhum acordo havia sido firmado entre prefeitura e Sintepp, já que Valmir, dando uma de João sem braço, disse aos professores que pensava que as reivindicações do Sintepp já teriam sido atendidas e pediu mais um prazo para respondê-las.

Indecisão judicial abala parcerias

O boato que correu a cidade na quarta feira de cinzas, não foi o fechamento do carnaval do município com chave de ouro, mas que o partido social cristão, local(PSC) que tem como presidente o deputado estadual Hilton Alves de Aguiar, em passagem pelo município no meio de semana, teria reunido com a cúpula do partido, na qual foi cogitada a possibilidade de o partido protocolar um documento junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER) solicitando a vaga de vereador na câmara de Itaituba, deixada por Hilton Aguiar, mas preenchida por Diomar Figueira do Partido Popular Socialista (PPS), que assumiu o cargo em cerimônia no dia 3 de janeiro deste ano, considerando ser o primeiro suplente da coligação.
De acordo com uma opinião bastante coerente do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e publicada no dia 20 de fevereiro deste ano. Ricardo lewandowski destacou que a vaga pertence ao suplente da coligação, excluindo qualquer possibilidade de contestação e argumentação por parte do partido requerente.
Neste caso, a cadeira de vereador deixada por Hilton Aguiar, para assumir uma posição na Assembléia Legislativa do Estado, pertence legitimamente ao vereador Diomar Figueira(PPS), que em declaração a reportagem do Jornal da Cidade, no canal 4 (REDE TV), veiculado neste dia (9), mostrou-se decepcionado com o deputado Hilton Aguiar(PSC), que como uma velha raposa felpuda, defendeu os interesses de seu partido.
Hilton, no entanto, em entrevista ao mesmo jornal, negou envolvimento no episódio. É ficarmos de olho.

Saturday, March 05, 2011

ITAITUBA REGRIDE

Anac interdita aeroporto de Itaituba


Pista de acesso às aeronaves
 A Anac - Agência Nacional de Aviação Civil, decidiu no último dia 2, oficialmente, suspender os vôos no aeroporto municipal de Itaituba. A suspensão vem após uma vistoria técnica realizada pela própria Agência no início de janeiro deste ano, quando foram detectadas irregularidades como falta de bombeiros suficientes para atender a estrutura do aeroporto, além de iluminação e balizamento das pistas precários.
Risco na segurança das operações aéreas, foi o motivo apresentado no documento encaminhado pelo serviço de informações aeronáuticas. Responsável pelas informações das decisões da Anac e do Departamento de Aviação Civil, para o fechamento do aeroporto de Itaituba.
De acordo com o chefe de navegação aérea da Infrero, o fechamento do aeroporto não foi surpresa pra ninguém, já que esta foi a quita decisão divulga a partir do mês de dezembro do ano passado, todas pelo mesmo motivo.
Com a interdição do aeroporto o município passa a ser prejudicado em vários aspectos de seu desenvolvimento. Os serviços aéreos dos correios, a presença de empresários e autoridades estaduais e nacionais e o transporte de valores do Banco do Brasil.
O prazo dado pela Anac para os reparos emergenciais no aeroporto é de 60 dias. Segundo o prefeito Valmir Climaco, a Prefeitura de Itaituba, responsável pela gestão do aeroporto, já está providenciando soluções para as exigências feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Na manhã do dia 03, preocupado com a situação em que se encontra o município de Itaituba, principalmente agora com o fechamento do aeroporto municipal e buscando poder colaborar para sanar as irregularidades existentes e garantir a segurança de pousos e decolagens no logradouro municipal, deputado federal Dudimar Paxiúba encaminhou expediente do prefeito Valmir Climaco solicitando o relatório das exigências determinadas pela Anac.
Dudimar lamentou a atual situação do aeroporto itaitubense. Para o parlamentar, não apenas em função da atualidade, mas até mesmo pela importância na história do município, o aeroporto de Itaituba merece um melhor tratamento.
Movimento no terminal de passageiros
do aeroporto nos anos anteriores
O aeroporto de Itaituba já contou com vôos domésticos regulares, ligando a cidade aos principais centros do país, além de inúmeras empresas de taxi aéreo que ofereciam vôos para os distritos e vilarejos mais afastados do centro urbano da cidade, como as áreas de garimpo e outras cidades menores.
No aeroporto que ainda possui um terminal de passageiros totalmente climatizado, mix de lojas, praça de alimentação, aeródromo conta com sinalização que permite operações noturnas (IFR), possui uma pista auxiliar para o taxiamento de aeronaves, a operação de pousos e decolagens no aeródromo era feita pelo Grupamento de Navegação Aérea de Itaituba (GNA III - SBIH) e devido à importância sócio econômica da região e do potencial de passageiros o aeroporto ara classificado como Aeroporto Regional.
Em 2005, foram realizados serviços de retirada de pontos críticos e drenagem na pista de pouso, que foi ampliada de 1.500 metros para 1.700 metros e ganhou balizamento noturno. O terminal recebeu ainda equipamentos de precisão de vôo que fornecem ao piloto a informação da posição exata da pista. Com a obra, o aeroporto muda de categoria, passando de médio para grande porte, podendo assim receber aeronaves maiores, com total segurança. O terminal de passageiros também foi ampliado, para se adequar ao maior movimento no aeroporto.
Em 24 de janeiro de 2008, devido ao pouco movimento (aproximadamente 7.500 pousos e decolagens/ano), foi desativada a Torre de Controle de Tráfego Aéreo. A partir dessa data, a navegação aérea passou a ser controlada via Serviço de Informação de Vôo de Aeródromo.
Aeropoto de Itaituba nos anos 80. O 
3º mais movimentado do mundo
Segundo o relatório anual da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de 2007, o aeroporto de Itaituba teve um movimento de aproximadamente 36.000 passageiros, uma média de 100 passageiros por dia.
O Aeroporto de Itaituba, em virtude do garimpo na região aurífera do Tapajós (década de 1980), já registrou uma média de 400 pousos e decolagens, representando um movimento anual de 80.000 pousos e decolagens/ano. Nessa época, o mesmo foi considerado o 3º aeródromo mais movimentado do mundo.
Hoje o aeroporto encontra se totalmente fechado devido às péssimas condições em que se encontra.