BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Saturday, January 29, 2011

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Terminal hidroviário pode desabar

Quem freqüenta o Terminal Hidroviário de Itaituba, se depara com o descaso das autoridades locais com aquele que é uma, ou, pela dificuldade de tráfego nas rodovias Santarém/Cuiabá e Transamazônica e ainda, a possibilidade de fechamento do aeroporto de Itaituba, se transforme na única porta de entrada e saída da cidade.

Sem manutenção ou reforma desde que foi construído, o terminal vem apresentando inúmeras rachaduras que aumentam a cada dia. As ferragens corroídas estão expostas por toda parte, inclusive nos pilares de sustentação da estrutura do terminal, que podem desmoronar a qualquer momento.
Com correnteza das águas do Rio Tapajós forçando a estrutura, principalmente neste período quando as chuvas aumentam o volume das águas do Tapajós, a cada ano o terminal vem sofrendo desgaste, o que faz com que hoje represente um perigo para as pessoas, que mesmo tementes, precisam utilizar o hidroviário para embaçarem, desembarcarem, enviar encomendas e até mercadorias.
Se o perigo é grande para a população, para os estivadores que trabalham diariamente no local e muito maior. Carregando pesadas cargas, sempre no corre corre para conseguir o pão de cada dia, os estivadores estariam entre as primeiras vítimas de uma provável tragédia. Para eles o perigo está presente todos os dias, sem que ninguém tome algumas providências.
No ano passado, o então vereador e presidente da câmara, hoje deputado estadual Hilton Aguiar esteve no local acompanhado de vários vereadores, mas não deu nenhuma resposta a respeito de alguma providência a ser tomada. A Reforma que foi prometida pelo atual prefeito também não se tem informação de seu inicio e nem da vontade de ser executada.
Sem nenhuma providência tomada pelas autoridades competentes, a preocupação da população cresce principalmente neste momento, quando além da normal quantidade de passageiros se alargar neste período de férias, o fluxo de pessoas aumentou em circunstância da suspensão dos vôos da Trip Linhas Aéreas no aeroporto da cidade.

Friday, January 28, 2011

APÓS SEIS ANOS

Professores deflagram greve em Itaituba

Após várias tentativas de reunir com o executivo para solucionar os problemas que vem ocorrendo no gerenciamento da Educação, tendo inclusive ocupado o prédio da Prefeitura Municipal de Itaituba na última semana, no intuito de provocar uma audiência com o gestor municipal para tratar da pauta de reivindicações apresentadas ao governo desde setembro de 2010, os profissionais em educação pública de Itaituba deliberaram na Assembleia realizada na sede do Sintepp, entrar em greve a partir do dia 25 de janeiro.
De acordo com os coordenadores do sindicato representativo da classe, na oculpação da prefeitura no dia 20, que ocorreu desde 11 horas e asté às 18 horas, a categoria foi recebida somente pelo Secretariado de gabinete. Nesse período de espera, alguns trabalhadores foram impedidos de entrar no prédio, que ocasionou um tumulto, bem como a tentativa de agressão física por parte de um assessor do prefeito ao Coordenador Geral da Subsede, Isaac Dias.
Na reunião, segundo os sindicalistas, ficou claro que os representantes do gestor municipal não conheciam a pauta de reivindicações da categoria e diante da qual, destacaram que a mesma era extensa, o que dificultava a negociação. Diante nenhum progresso na negociação entre Sintepp e prefeitura municipal, o professores decidiram entrar em estado de greve, até o último dia 25, quando aconteceu a deliberação da Greve.
Para o Coordenador do Sintepp, a greve foi deflagrada em função do gestor municipal não atender as reivindicações da categoria e nem mesmo responder os expedientes encaminhados pelo sindicato a administração municipal.
Os professores itatubenses reivindicam um prazo para aprovação do Plano de Cargos Carreira dos Trabalhadores da Educação; Chamamento dos concursados do Concurso C- 06; Previsão para realização de novo concurso Público; Justificativa de celebrar convênios com escolas particulares; Relatório sintético de aplicação dos recursos da educação (FUNDEB, Complementação da União, Salário Educação e participação do Município) de abril a novembro de 2010 por centro de custo e modalidade de ensino, inclusive discriminando o valor do Imposto Patronal; Procedimento a ser adotados pela administração para pagamento do montante gerado das sobras do FUNDEB no ano de 2010; Projeção da prefeitura para reajuste salarial dos servidores da Educação para o ano de 2011; Publicação do Instrumento Normativo que estabeleça os procedimentos de lotação em escala de revezamento para os vigias com pagamento de horas-extras, adicionais noturnos, intra-jornada, hora In Itinere, Descanso Semanal Remunerado, insalubridade, penosidade e periculosidade; Lotação 2001; Lei que regulamenta o Organograma Ada SEMED; Decretos da Progressão Funcional e Reajuste Salarial.
Isaac afirmou que o Sintepp/Subsede de Itaituba, já ingressou com uma denúncia junto ao Ministério Público acerca das irregularidades na Educação do município e da malversação dos recursos da Educação por parte da atual administração de Itaituba.
O comando de greve do Sintepp deliberou na quarta feira uma grande mobilização junto a categoria incentivando para que todos participem do movimento. A mobilização pretende atingir também a sociedade itaitubense em busca de apoio.

Juíza determina nova eleição no Legislativo de Aveiro

Contrariando todas as expectativas dos que acompanham de perto a questão relacionada à eleição da mesa diretora do Poder Legislativo do município de Aveiro, no último dia 25, a juíza eleitoral Vanessa Ramos Couto decidiu que todos os vereadores que compunham a chapa liderada pelo vereador Raimundo Cardoso deverão ser ouvidos. Em seu despacho, a juíza determinou que o advogado dos cinco vereadores que compõem a chapa de oposição ao prefeito Manoel Sales, fosse intimado para no prazo de 15 dias requerer a citação dos vereadores Raimundo da Silva Cardoso, Edivanildo Xavier Nunes, João Batista Paiva e Raimundo Ronilson Ferreira de Sousa. Os dois últimos são suplentes de vereadores e que se encontram no mandato em substituição ao vereador Aluizio, atual secretário de administração e Manoel Sales, que atualmente mantêm-se como prefeito em circunstância do tumulto que ele mesmo provocou na sessão que escolheria a nova diretoria da Câmara.
Em entrevista a nossa reportagem, Vanessa Couto disse que o processo relacionado ao vereador Rubemir dos Santos, foi sentenciado a favor do vereador, em função do decreto baixado pelo então presidente da câmara não haver obedecido os trâmites legais. Já no que se refere ao pedido de convalidação da eleição promovida pelos cinco vereadores na plenária da Câmara e ao mesmo tempo a nulidade da suposta eleição realizada em local não sabido e por apenas quatro detentores de mandato legislativo, entre os quais o Aluizio e Manoel Sales, a juíza disse que convocou os quatro integrantes da chapa de Raimundo Cardoso, por entender que os mesmos são partes diretamente afetadas pela ação e que antes do verídico final devem ser ouvidos.
Questionada quanto à convalidação da eleição realizada na plenária da Câmara pelos cinco vereadores (a maioria), a Juíza disse que não poderia se manifestar em função da mesma ainda não haver julgado a questão.
Após questionarmos sobre o parecer do Ministério Público sugerindo a realização de uma nova eleição, o que traria de volta a governabilidade ao município e a juíza voltar a dizer que a justiça tinha por obrigação garantir o direito de defesa aos impetrados, a Drª Vanessa Ramos Couto, na tarde do dia 27, decidiu acabar com a ingovernabilidade em Aveiro e determinou que uma nova eleição seja realizada no prazo de 05 (cinco) dias.
Com a decisão da juíza a respeito do assunto, o prazo para o fim do reinado de Manoel Sales está selado, já que com a protelação do caso que já se estendia a mais de um mês, o único beneficiado foi Manoel Sales (que continua como prefeito), justamente o articulador de toda a polêmica.

TRE cassa mandato de Edir Pires

Na última terça feira foi julgado e cassado o mandato do vice prefeito de Itaituba Edir Pires, acusado de ferir a lei de fidelidade partidária ao abandonar o barco do PSB – Partido Socialista Brasileiro e filiar-se as fileiras do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro, ainda no ano de 2009, pretendendo concorrer a uma vaga na Assembleía Legislativa do Estado nas eleições passadas.

Em 2008, filiado ao PSB, Edir Pires concorreu ao cargo de vice prefeito pela coligação Frente de Trabalho, encabeçada pelo atual prefeito Valmir Climaco. Passado o processo e com a derrota da coligação nas urnas, em 2009, Edir recebeu convite para filiar-se ao PMDB, partido pelo qual concorreu a deputado estadual nas eleições de 2010.

Ainda no ano passado, com a cassação do então prefeito Silvio Macedo (PPS), Edir assumiu i cargo de vice prefeito de Itaituba, pelo fato de sua chapa ter sido a segunda mais votada nas eleições de 2008. Com a posse de Edir, o Diretório Municipal do PSB, em especial na pessoa do advogado Emanuel Bentes, por considerar que Edir Pires havia conseguido o cargo de vice prefeito em circunstância da eleição que concorreu quando ainda pertencia ao Partido Socialista, comunicou o Diretório regional, solicitando providenciais judiciais baseadas na Lei de Fidelidade Partidária.

Com os pareceres do Ministério Público e da relatoria favoráveis a cassação, o julgamento marcado para o dia 18 foi adiado para o dia 25 (terça), quando por maioria de voto, o cargo do vice prefeito de Itaituba foi cassado pelo Tribunal regional Eleitoral.

Para o Advogado de defesa José Antunes, que foi um dos representantes do vice-prefeito de Itaituba, em virtude de compromissos em Itaituba, não pode se fazer presente ao julgamento, mas que estava confiante na absolvição de seu cliente, a relatora do processo o caso de Edir como se tratasse de um mandato do Legislativo, aplicando a perda do mandato como se tratasse de um vereador, já que não existe suplente para o cargo de vice prefeito, motivo pelo qual entrará com o embargo de declaração com as exposições de motivos.

Com a cassação de Edir Pires quem passará a ocupar o lugar de vice na ausência do prefeito Valmir Climaco, é o atual presidente do Poder Legislativo de Itaituba, vereador João Bastos Rodrigues “Cebola”, do mesmo partido de Sílvio Macedo, cassado no mês de abril de 2010.

Infraestrutura abaixo de zero

Buracos a alagamentos retratam as ruas itaitubenses

Apesar do prefeito Valmir Climaco haver afirmado que até o final de 2010 teria tampado 80% dos buracos existentes nas ruas da cidade, a realidade de Itaituba se apresenta de forma contraditória ao anuncio do gestor municipal. Com um serviço ineficaz, as equipes de tampa buraco não conseguem vencer a grande demanda que cresce a cada chuva, pelo envelhecimento do material e principalmente, pela falta de manutenção por parte do poder público.
Nas ruas do centro da cidade os buracos estão por toda a parte. Em plena Hugo de Mendonça, a principal rua do comércio itaitubense, os condutores teem que fazer malabarismo para danificarem ainda mais seus veículos. A exemplo de outros locais, no cruzamento da Avenida Nova de Santana com a Travessa Lauro Sodré, em meio ao enorme buraco, uma placa satírica anuncia a proibição de pesca.
Se as ruas do centro já apresentam inúmeros problemas com a imensa quantidade de buracos já existentes e outros tantos que veem se formando nas ruas, nos bairros periféricos a situação é muito mais complicada. A falta dos trabalhos de recuperação que deveriam ser feitos no verão do ano passado estão contribuindo para as péssimas condições em que as ruas se encontram, a maioria delas, sendo parte das principais que dão acesso aos bairros, onde milhares de pessoas clamam diariamente por uma ação do poder público que venha amenizar os problemas.
A 12ª rua do bairro da Floresta é um dos exemplos das péssimas condições das ruas de Itaituba. Esta semana moradores daquela artéria convidaram nossa reportagem para verificar os problemas que teem sido causados pela falta de um trabalho de drenagem que ofereça condições para que a água escoe sem provocar prejuízos à população ali residente.
No bairro Liberdade, além dos buracos, as pontes inacabadas pela prefeitura teem aumentado o transtorno a população. Na 8ª rua, uma das poucas asfaltadas do bairro, os buracos vão da transamazônica até o bairro Bom Jardim, bairro este em que dificilmente se encontrará uma rua em condições dignas de seus moradores.
Na esquina da 22ª rua com a travessa São José, a população revoltada abriu uma vala impedindo a passagem dos veículos, em protesto ao descaso da administração municipal para com o alagamento existente no perímetro.
No bairro Piracanã, precisamente na 29ª rua, principal rua de acesso ao bairro, o tráfego de veículos fica impossível quando chove. Com a água cobrindo o leito em um perímetro de aproximadamente 20 metros, ninguém se arrisca a passar, considerando a existência de enormes buracos no local.
O bairro Vitória Régia, fundado ha apenas 3 anos, pode ser considerado um dos mais prejudicados. Sem água encanada, sem energia legalizada, sem escola, sem posto de saúde e drenagem nas ruas, a população enfrenta sérias dificuldades no seu dia a dia. A falta de drenagem faz com que as lagoas se formem ao longo das vias, dificultando a locomoção até mesmo nas mediações do bairro, que está com o acesso comprometido por uma enorme lagoa que se formou a mais de um mês, sem que a secretária competente fizesse algum serviço em prol da população ali residente.

Saturday, January 22, 2011

VALMIR CEDE À PRESSÃO

Sindsaúde faz manifesto e consegue reajuste

Sintepp ocupa auditório da prefeitura de Itaituba

Em virtude do reajuste salarial dos ACS -Agentes Comunitários de Saúde não ter sido pago, como estava previsto na ata assinada no dia 10 de dezembro, pelo próprio Secretário Municipal de Saúde Manoel Cordovil Diniz, o Sindsaúde - Sindicato dos Servidores de Saúde do estado do Pará, Sub Sede Itaituba, reuniu diversos servidores da categoria em uma manifestação na manhã da última segunda feira, dia 17, para uma manifestação contra o que os sindicalistas classificaram como descaso da administração para os profissionais.

A manifestação teve sua concentração na Praça do Cidadão, de onde seguiu pela travessa João Pessoa, passando por diversas ruas da cidade, com os manifestantes conduzindo faixas e cartazes, gritando palavras de ordem e promovendo um enorme apitaço, chamando a atenção da população itaitubense para as reivindicações da categoria, que solicitava ainda melhores condições para o desempenho de suas atividades.

A coordenadora Franciane Gonçalves disse que a manifestação foi deliberada pelos associados e durante não houvesse o atendimento por parte da administração municipal, o movimento daria continuidade, sendo cogitada, inclusive, uma possível paralisação dos servidores.

Franciane acusou a coordenação do PSF - Programa Saúde da Família, de orientarem os enfermeiros a pressionarem os ACS com o intuito de dificultarem a participação da categoria na manifestação. “Após a reunião em que anunciamos a manifestação, eles mandaram os enfermeiros dizerem aos ACS que precisavam mandar papel, como forma de pressionar os agentes a não virem na manifestação”, denunciou a sindicalista.

A coordenadora disse ainda, que o convênio assinado entre Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal, dispõe que o município deve entrar com a contra partida no programa, o que Segunda ela não acontece, já que os funcionários não recebem uniforme e nem tampouco material necessário para execução de seus trabalhos. “Se a prefeitura não investe nada em nosso serviço, onde está a contra partida prevista no convênio?” questionou a coordenadora do Sindsaúde.

Eram por volta das 10 horas da manhã, quando o cortejo reivindicatório chegou à sede da administração municipal, onde, de forma ordeira, os manifestantes aguardaram por um atendimento por parte do prefeito municipal, o que só ocorreu após não haver acordo na reunião entre a coordenação do sindicato e os secretários de governo Eduardo Azevedo e de administração Paulo Corrêa.

Entre várias discussões que se prolongaram por várias horas com o prefeito Valmir Climaco, prefeitura e Sindsaúde chegaram ao acordo do pagamento do reajuste 9% (nove por cento), com o salário dos agentes de saúde passando de 591 para 653 reais partir deste mês de janeiro.

Na manhã de ontem (20), o SINTEPP - Sindicato dos Profissionais em Educação Pública do Pará - Sub sede Itaituba, ocupou o auditório da prefeitura municipal, onde acontecia uma conferência. O coordenador da entidade, professor Isaac Dias, disse que os sindicalistas iriam permanecer no local até serem atendidos pelo prefeito Valmir Climaco.

Entre as inúmeras reivindicações, o sindicato cobra maior transparência na lotação, por parte da secretaria de educação e explicações a respeito do que foi feito com os recursos do Fundeb durante o exercício de 2010. Até o fechamento de desta edição, o prefeito Valmir Climaco não havia comparecido na prefeitura e os professores permaneciam no local.

Saturday, January 15, 2011

Itaituba na eminência do caos

Sindicatos anunciam greve em todos os setores

Em reunião de Assembleia Geral com seus associados, o Sintepp deliberou que irá aguardar até o dia 20 de janeiro para que a prefeitura se manifeste a respeito dos diversos questionamentos da entidade, como esclarecimento sobre a utilização dos recursos do Fundeb e a contratação de servidores temporários.
De acordo com Isaac Dias, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em educação do Estado do Pará, Sub Sede de Itaituba, o silêncio da administração municipal tem preocupado a categoria que não tem conhecimento da forma como veem sendo gerido os valores destinados a educação no município. “Nós vamos está formalizando o prefeito municipal da decisão da categoria, que se até o dia 20 não for dada a explicação de onde foram parar os milhões de reais descontados na folha do patronal, que não foram repassados a previdência; se não for feito um esclarecimento da forma como vem sendo feita a lotação dos servidores, a categoria vai reunir em assembleia e definir se vai iniciar as aulas ou não,” enfatizou o sindicalista.
Para o coordenador, independente de quem esteja no comando da secretaria de educação, se estiver fazendo o trabalho que deve ser feito, o sindicato estará apoiando.
Demonstrando descontentamento com o atual secretário de educação, Isaac mencionou que estaria havendo favorecimento na secretaria de educação.
Se na educação a administração municipal não consegue se entender com a categoria, na saúde a situação está muito pior. De acordo com Franciane Gonçalves, coordenadora do Sindisaúde, nem mesmo os acordos assinados em ata o governo tem honrado. Nesta quarta feira (12) a coordenação do sindicato representativo dos servidores da saúde esteve reunido com o secretário Manoel Diniz, que informou da impossibilidade de conceder o reajuste dos agentes comunitários de saúde que havia sido acertado em reunião anterior com o próprio secretário.
De acorco com os coordenadores do Sindsaúde, para alertar a administração de que o sindicato vai lutar pelo reajuste dos agentes de saúde, já foi definida para a próxima segunda feira, dia 17, uma manifetação contra a atitude do atual governo municipal e se até lá nada for feito pela administração, o sindicato poderá deliberar uma paralisação dos servidores da saúde.
As manifestações tanto do Sindsaúde quanto do Sintepp, devem ser aderidas por servidores de outros setores da administração pública municipal, pois, de acordo com o que a nossa reportagem conseguiu apurar, o Sindicato dos Servidores Público Municipais também busca junto a atual administração o reajuste de 16º que está previsto em lei, sem que até o momento, tenha conseguido agendar um encontro com o gestor municipal para tratar do assunto. Frank Medeiros, presidente do Sinserv, disse que diariamente tem procurado a prefeitura, entretanto nada foi definido.

Friday, January 14, 2011

Prefeitura e ANAC formalizam melhorias para o aeroporto

Na última terça feira (11) o prefeito Valmir Climaco esteve participando de uma reunião na sala da Infraereo com a gerência de fiscalização da Superintendência Aeroportuária da Agência nacional de Aviação Civil (ANAC) do Rio de janeiro.

A reunião a portas fechadas, além do prefeito, contou com as presenças de Paulo Darlinson administrador do aeroporto, vereador Luiz Fernando Sadek, presidente da Câmara João Bastos Rodrigues e assessoria jurídica da prefeitura.

A pauta da reunião que durou menos de uma hora evidenciou as atuais condições de funcionamento do aeroporto local, mas ao contrário do que muitos veículos de imprensa divulgaram, um dos representantes da ANAC disse que em momento algum foi cogitado fechamento do aeroporto de Itaituba, e que essa reunião foi uma fiscalização de rotinas onde a ANAC veio verificar in loco a realização das exigências legais feitas pelo órgão já que desde 2009 Itaituba (data da última vistoria) não enviava informações.

Na reunião após as exposições de motivos feitas pelo prefeito e pelo diretor do aeroporto e demais pessoas presentes, os representantes da ANAC enfatizaram a necessidade das mudanças a serem feitas(algumas já iniciadas) com o prefeito assumindo a contrapartida do município.

Entre as exigências da ANAC está a adaptação do carro de bombeiros próprio do aeroporto, aumento do número de bombeiros, ampliação e pintura de sinalização da pista, reposição das lâmpadas que serve de balizamento, assim como a readequação da aeronave da empresa aérea Trip que atualmente utiliza aeronave não adequada, além de não ter ainda devida legalização de vôos.

Sobre a reunião, o prefeito Valmir Climaco disse que foi produtiva já que as medidas a serem adotadas por exigência da ANAC já vinham sendo adotadas em sua gestão, e que as demais exigências constantes na pauta da reunião serão todas cumpridas integralmente para que Itaituba não venha a ter qualquer prejuízo no que concerne a demanda de atendimento da população no uso do aeroporto local.

Quanto a polêmica sobre a empresa aérea Trip, Paulo Darlisson disse que o aeroporto de Itaituba está dentro dos padrões de vôos do país, e que a empresa é que estaria voando em situação irregular, ressaltando entretanto, que essa questão também já está resolvida, tendo em vista que o município tem grande interesse não apenas que essa, mas as demais empresas coloquem vôos em nossa rota.

CULTURA

Banda de música homenageia Truth

Após muitos anos de expectativa, Itaituba finalmente ganhou sua banda oficial. A mesma traz o nome de um grande músico de Itaituba recém falecido Raimundo Santos o Truth, que com Chiclete, Bodinho e outros músicos foi um ícone de nossa cultura musical.


Sobre a criação da banda, o prefeito Valmir Clímaco disse que é uma justa homenagem a uma grande personalidade histórica de família tradicional, ao mesmo tempo em que também é uma forma de valorizar e abrir espaço profissional aos músicos locais. Toda a estrutura de instrumentos e pagamento de salários dos músicos está sendo custeada com recursos próprios do município.

A Banda Raimundo Santos é formada por músicos do 53º BIS e civis e conta atualmente com trinta componentes. Em fase de estruturação a Banda já com quase todos os instrumentos necessários, tem como regente o maestro Marcos Gomes Salgado, licenciado em música pela UFPA.

O projeto de Lei Municipal que criou a banda foi aprovada por unanimidade pela Câmara de vereadores por entender que esse é um grande investimento para Itaituba no que concerne a valorização da cultura musical, além de gerar empregos para profissionais daqui, que durante mais de trinta anos esperavam, por uma oportunidade.

Monday, January 10, 2011

VERGONHA NA SAÚDE ITAITUBENSE

Secretário de saúde vira parteiro de cadela

Animal é operado no Hospital Municipal

O que poderia ser visto como uma ação de solidariedade, o gesto do prefeito Valmir Climaco em querer ajudar uma de suas eleitoras, patrocinando o parto de uma cadela que se encontrava com dificuldade para pari seus filhotes, acionando o seu amigo, Secretário de Saúde e médico, Manoel Cordovil Diniz, se transformou em ato irresponsável e desrespeitoso para com a população Itaitubense.
O gesto do prefeito ao tentar ajudar no parto da cadela, mudou de conotação a partir do instante em que o secretário de saúde, que não é veterinário, se responsabilizou em submeter o animal à uma cirurgia para retirada dos filhotes e se agravou com o fato de que a cirurgia foi efetivada no próprio Hospital Municipal de Itaituba. Isto mesmo, no mesmo local onde são feitos os partos de seres humanos.
O fato escandaloso foi filmado por uma equipe de reportagem de uma tv local e levado ao ar nos três telejornais da emissora, que só não divulgou o local onde foi feito o parto cesariano do animal, preferindo apenas dá ênfase a ação solidária do prefeito.
Mais o que era para aparecer como um fato positivo, transformou-se em uma negação. Primeiro pela questão de tanto a cadela quanto os filhotinhos terem vindo a óbito; segundo que como médico Manoel Cordovil Diniz é clínico geral e não deveria proceder a cirurgia na cadela, mas sim encaminhar a um dos veterinários existentes na cidade, e terceiro, o desta feita o mais grave de todos, foi o fato de Diniz, como Secretário Municipal de Saúde, ter utilizado o Hospital Municipal de Itaituba para realizar a cirurgia na cadela.
O fato se transformou no principal assunto na cidade e virou motivo de gracejos, considerando o empenho da administração em solucionar o problema da Belinha (nome da cadela), enquanto que muitas pessoas enfrentam sérias dificuldades para conseguirem até mesmo um consulta médica em Itaituba.
A dificuldade para se conseguir um atendimento médico foi acompanhada por nossa reportagem na manhã da última terça feira. Acionado por uma moradora de Miritituba, que se encontrava com o rosto inflamado com problema odontológico, nós a acompanhamos até o posto médico que funciona na própria Secretaria de Saúde, onde a mesma, após várias horas de espera, não conseguiu atendimento, sob alegação que não havia profissional da área disponível, sendo orientada a retornar somente no dia 10.
Diante da gravidade do caso, nós procuramos pelo secretário de saúde, que pra variar, não se encontrava na secretaria, diante do que buscamos falar com a administração da secretaria, que após alguns telefonemas conseguiu encaminhar a paciente para ser atendida pelo odontólogo José Carlos, no posto de saúde do bairro Bela Vista.
Esta é apenas das centenas de pessoas que recebem tratamento inferior ao dispensado aos cachorros em Itaituba.