BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Thursday, February 26, 2009

CARNAVAL DE RUA LOTA A GETÚLIO VARGAS


Mantendo a tradição carnavalesca do Município, a Prefeitura de Itaituba através da Secretaria de Turismo Indústria e Comércio (Semtic), em parceria com a Asgrofita, promoveu o carnaval de rua, com participação dos blocos Os Ingrizilas, Caça Cachaça, da Camisinha, Tô Pileque, Ray Fay, Manda Chuva, Santo Antônio e Rede TV, em um total de oito blocos que se apresentaram na Avenida Getúlio, com inicio no sábado, dia 21, encerrando na terça feira, dia 24.
Fazendo a animação no decorrer dos quatro dias de folia de Momo, em um palco armado na avenida, a prefeitura contratou duas bandas, Malícia (Itaituba) e Pinta Cuia (Santarém) que atraíram juntamente com os blocos, milhares de foliões nos quatro dias de festa. No decorrer da programação a Policia Militar (15ºBPM) esteve presente dando toda segurança as pessoas que estiveram na avenida. O record de público inclusive proporcionou a gravação de dois DVDS
Inclusive a PM enfatizou que se considerando o número expressivo de foliões, o índice de violência foi muito pequeno sendo registrado apenas alguns focos de briga, e um homicídio, onde um integrante de uma gangue foi assassinado, num fato que a Policia considerou como isolado por não ter relação direta com o evento, já que se tratou de um acerto de contas.
Nas apresentações Momescas não houve disputa, mas apenas apresentações, sendo que cada bloco recebeu uma subvenção oficial do município. Como já é de praxe na programação também foi inserida apresentação de belas fantasias.
O bloco do Centro de Testagem Anônima em parceria com O IEC da secretaria de saúde (FOTO) esteve no decorrer dos quatro dias realizando campanha de conscientização quanto ao uso de camisinhas para prevenção contra Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Constituído em sua maioria pelos próprios profissionais de saúde, além da camisinha, o bloco distribuiu também milhares de panfletos para todos que estavam na Avenida de Getúlio Vargas, principalmente, às pessoas de idades mais avançada haja vista que nesse segmento o avanço da Aids tem sido elevado, de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde.
Rui Miranda, da Semtic, que esteve à frente da coordenação do carnaval de Itaituba, considera que o evento foi de grande sucesso, embora promovido com certa simplicidade, mas viu o fator positivo da presença de todos os blocos e da população, que nos quatro dias lotou a avenida e, principalmente, pela infraestrutura assegurada pela prefeitura que além do auxílio financeiro aos blocos, contratou duas bandas para a realização da festa.
Enfatizando a grande parceria ocorrida entre o setor público, empresas da iniciativa privada, carnavalescos, secretarias e todos que acreditaram na iniciativa, Rui adiantou que esse carnaval foi uma prévia do que virá no próximo ano, quando estará sendo montada toda uma ação para que possam retornar as competições entre os blocos carnavalescos e os concursos de fantasias que sempre foram as referências maiores no carnaval Itaitubense.

MIGUEL NETO ASSUME CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL



Para continuar suas diretrizes de trabalho, o Conselho Municipal de Assistência Social elegeu seu novo presidente. Trata-se do Assistente Social Miguel Neto (FOTO), que já exerce suas funções, tecnicamente vinculadas a Secretaria de Trabalho e promoção Social – Semdas (substituindo Rose Carradore), para dois anos de mandato (2009/2011)।
Sendo o conselho quem aprova todas as ações tanto na prestação de contas, quanto na aplicação dos recursos do Fundo de Assistência social nos municípios, para Miguel Neto, que atua na região desde o ano de 1997, prestando assessoria, também em Aveiro, Trairão e Jacareacanga, o órgão tem um papel relevante nas políticas publicas relacionadas à área social.
Pode parecer mais uma simples ação burocrática, mas sua importância é bem maior, pois sem sua implantação o município ficaria impossibilitado de receber investimentos no setor social. Mas O Conselho Municipal de Assistência Social existe e tem sido atuante ao longo dos anos em Itaituba.
Para Neto, o Conselho Municipal de Assistência social é composto por oito membros, sendo quatro governamentais e quatro não governamentais e, que sua função a frente do órgão será facilitada pela experiência já adquirida como o fundador desses conselhos em Itaituba e demais municípios da região oeste do Pará, onde tem sido solicitado pelos prefeitos para prestar assessoria na área.
Sobre Itaituba o assistente social afirma que todas as ações no setor aqui tem sido dinâmicas em face da organização e planejamento que é bem feita. Além de que tudo, é prestado conta de acordo com os requisitos existentes em cada programa, em cada convênio ou projeto que envolva parcerias entre o município, estado e união.

Thursday, February 19, 2009

CÓDIGO DE POSTURAS SERÁ POSTO EM PRÁTICA


Após intensas campanhas de conscientização para conservar a cidade limpa, o Projeto “Quem Ama Cuida” em 2009, amplia suas ações em parceria com as secretarias de Saúde, Mineração e Meio Ambiente Seminfra e Semagra, onde segundo seu coordenador Gerson Hiller, agora, o projeto que será executado por etapas e penalizará na forma de lei quem cometer irregularidades contra o Código de Postura, Vigilância Sanitária e outras leis municipais.
Na primeira etapa realizada em janeiro o “Quem Ama Cuida” promoveu uma campanha de limpeza e retirada de lixos e entulhos das ruas compreendendo o trecho do centro a 29ª entre Transamazônica e São José, mas o resultado não foi o esperado porque moradores desse perímetro voltaram novamente, a sujar, jogar entulhos e entupir bueiros e esgotos, causando transtornos quando chove.
Por essas e outras situações a fase de conscientização agora deixa de existir, e o programa passa a acompanhar in loco a ação dos fiscais, que estão levantando situação nas ruas da cidade em todos os bairros.
Somente na terça feira, dia 17, houve 42 notificações onde os fiscais concederam 24 horas para que sejam saneados os problemas detectados, enquanto que em outras situações os moradores notificados providenciaram a solução dos problemas de imediato, providenciando a limpeza e retirada de lixos e entulhos jogados no leito da rua. Caso os 42 notificados não atendam as determinações dos fiscais serão imediatamente multados em valores que variam de cinqüenta reais a 10 milhões, em caso do não pagamento da multa estipulada, o nome do autuado vai para a dívida ativa e para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
De acordo com o coordenador do “Quem Ama cuida”, já foi feito um levantamento dos açougues e alguns supermercados da cidade que estão jogando ossadas e outros detritos em terrenos baldios no bairro Jardim das Araras, Floresta (próximo à usina da Rede Celpa) e caso sejam flagrados pelos fiscais serão multados na forma da lei.
Geralmente, esses restos de ossadas e outros detritos que entram em decomposição e atraem urubus são levados pelos carroceiros contratados pelos açougues e supermercados. Os carroceiros também estarão sendo contatados a respeito do problema para que possam colaborar evitando emporcalhar a cidade.
Quanto aos serviços de terraplenagem das ruas que estão em situação crítica em diversos pontos da cidade, o projeto “Quem Ama cuida” só fará sua execução a partir de agosto tendo em vista que agora nesse período de inverno se torna inviável, sendo essa uma das últimas etapas do projeto com cronograma para o verão, numa ação conjunta com a Seminfra.

Wednesday, February 18, 2009

CONSELHÃO APROVA ESTATUTO

(Foto) MIGUEL NETO
Presidida pela primeira dama Margarete Soares e com a participação de diversos representantes de entidades não governamentais do município, aconteceu nesta quarta-feira (18), a terceira Assembléia Popular de Itaituba, na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social.
O encontro serviu para discussão e aprovação do Estatuto do Conselho Popular do Município de Itaituba, criado por ocasião da primeira assembléia, realizada no último dia 16 de janeiro.
Após várias horas de bates a respeito dos itens apresentados pela comissão estatutária, as lideranças presentes aprovaram o documento que irá reger a mais nova entidade, conhecida popularmente por “Conselhão”.
De acordo com o assistente social Miguel Neto, o Conselhão tem o caráter consultivo e atuará em sintonia com a administração municipal, no sentido de orientar o gestor a respeito das políticas públicas que o governo trabalhará partir deste ano. “O conselho expedirá parecer a respeito das consultas que lhes forem feitas pela administração municipal, orientando o governo no que for melhor para a população itaitubense”, disse Neto.
O conselho será administrado por um Secretário Geral e um Segundo Secretário, que coordenarão os trabalhos, bem como às assembléias de conselheiros, única estância deliberativa da entidade.
O encontro serviu também para a nomeação da comissão eleitoral, composta por três pessoas, que no próximo dia 25 de fevereiro, coordenará entre as entidades regulamentadas e inscritas, a eleição para a escolha do Secretário Geral e do Primeiro Secretário.


Monday, February 02, 2009

CÂMARA INICIA OS TRABALHOS EM ITAITUBA

SÍLVIO MACEDO - Prefeito em exercício
Atendendo os preceitos do artigo 17 da Lei Orgânica Municipal, a 1ª sessão do Poder Executivo de Itaituba, aconteceu na manhã desta segunda feira, dia 02 de fevereiro. Na sessão solene que marcou a abertura oficial dos trabalhos da 16ª Legislatura da Câmara Municipal, a ênfase nas oratórias foi a união no combate ao desemprego no município.
Após a composição da mesa das autoridades, para a qual foram convidados o Presidente casa, vereador Hilton Aguiar; a primeira secretária, vereadora Eva Gomes, o Prefeito em exercício, Sílvio de Paiva Macedo; Capitão Preres, representante do 53º Bis e o Diretor da Faculdade de Itaituba, professor Abel Uyapuã, que representou a sociedade civil, foi cantado o Hino Nacional, seguido pelas palavras do vereador Luis Fernando Sadec, escolhido como o orador oficial da solenidade parlamentar.
Peninha lembrou do alto índice de desemprego e da necessidade da união de todos para que o município possa ter “condições de mudar a história negra”। O vereador João Crente, o presidente do parlamento, Hilton Aguiar e o prefeito em exercício Silvio Macedo, também destacaram a questão “união no combate ao desemprego”।
Para o prefeito em exercício, Sílvio de Paiva Macedo, os ciclos econômicos pelos quais Itaituba passou, destacando a Borracha, Ouro e Madeira, aconteceram como dádivas da natureza, porém, “o município precisa unir forças em prol do setor agrícola, que desponta como a forma mais eficiente de produção de emprego e renda na região”.
Abel Uyapã falou lembrou as funções do parlamentar na representatividade dos anseios populares, sendo este a principal ligação entre seus representados e o Poder Executivo. Durante a sessão, ainda foi lida uma mensagem do Prefeito Roselito Soares da Silva, que se encontra viajando.






Sunday, February 01, 2009

PARTIDOS DEFINEM NOMES EM SANTARÉM

Portal ORM

Os partidos políticos de Santarém, no oeste do Estado, definem neste domingo suas alianças políticas e os nomes de seus candidatos que vão concorrer ao pleito do próximo dia 8 de março, que escolherá os novos prefeito e vice do município. A data foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ao aprovado no dia 22 de janeiro passado a resolução que estabelece as regras da disputa. O prazo para as convenções que definirão todas as candidaturas terminam neste domingo.
A eleição ocorrerá porque a prefeita reeleita, Maria do Carmo Martins Lima (PT), teve seu registro de candidatura indeferido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os votos de Maria ultrapassaram os 50% dos votos válidos e, como foram invalidados, a legislação eleitoral prevê a realização de um novo pleito.
O PTC (Partido Trabalhista Cristão) vai concorrer com Joaquim Hamad, que em outubro do ano passado também foi o candidato da legenda. O PSOL, igualmente, está com candidato definido: é o professor Márcio Pinto, que também disputou a eleição passada.
As incertezas estão nos partidos maiores. O Democratas não confirma se vai lançar o deputado federal e ex-prefeito Lira Maia - derrotado por Maria do Carmo na eleição de outubro - ou se vai apoiar Alexandre Von, seu eterno parceiro. O PSDB deve lançar o nome do deputado estadual Alexandre Von, mas os eleitores santarenos sabem que, se Maia disputar, Von estará fora da eleição.
O Partido dos Trabalhadores (PT) ainda não decidiu definitivamente se apóia um nome do PMDB ou lança candidato próprio. Os advogados do partido ainda aguardam o julgamento sobre uma liminar em mandado de segurança, que pede a suspensão do pleito, sob o argumento de que o caso que envolve a ex-prefeita Maria do Carmo ainda tramita no Judiciário. Alegam ainda que a resolução do TRE estabeleceu prazos que inviabilizam candidaturas de secretários do governo petista, como é o caso do ex-secretário de Governo, Inácio Corrêa.
No PMDB, o cenário não é diferente. A convenção deste domingo deve decidir entre pelo menos três nomes: Helenilson Pontes, José Maria Tapajós, que tem o apoio do PT, e Antônio Rocha, que tem o apoio de Lira Maia. Há quem aposte que o consenso seja mesmo José Maria Tapajós, mas há quem aposte que Rocha pode se revoltar e retirar sua candidatura para apoiar o nome de Helenilson Pontes. 'Meu nome está à disposição do partido', diz Pontes.
Correndo por fora, está o médico e vereador Nélio Aguiar (PMN). Ele pode ser candidato com o apoio de seis pequenos partidos. Nélio vai esperar a movimentação dos partidos para se lançar ou não. O parlamentar - que atualmente é presidente em exercício da Câmara, uma vez que o titular, José Maria Tapajós, é prefeito interino de Santarém - tem o apoio das executivas regional e nacional do PMN. Alguns partidos, como PSC, PSB, PPS, PCdoB e PRB, prometem apoiar a candidatura do vereador.